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20 de Abril de 2016 Publicado por: Folha Noroeste Categoria: Oportunidade

Google lança ferramenta de publicidade gratuita para Associações do Terceiro Setor

Conheça o Google AdWards

No dia 29 março, a Aventura de Construir teve o seu primeiro gesto público: uma roda de conversa sobre “Avaliação de Impacto e Politicas Publicas para empreendedorismo na baixa renda”. O evento fez parte da semana social do 9O Congresso do GIFE, que é um dos principais eventos para ONGs no país. 

O trabalho de organização e comunicação não foi pouca coisa para uma realidade pequena como ADC e, pela primeira vez, usamos publicidade na internet para divulgar o evento. Naturalmente os meios de divulgação já eram conhecidos na internet, foi feito campanhas no Facebook. Com o site em ordem, o Google AdWords (aquelas publicidades textuais que aparecem perto dos resultados de pesquisa de Google) foi testado, mas o impulso decisivo foi descobrir que o Google dá gratuitamente para organizações não lucrativas publicidade no valor de 10.000 dólares, cada mês. Não é pouca coisa!

O programa começou no Brasil em março 2015, nem todo mundo sabe. Para ter direito, precisa se cadastrar com a TechSoup Brasil (uma parceira do Google que verifica se quem pede atende aos critérios), primariamente como pessoa física e depois como pessoa jurídica, enviando o estatuto e o CNPJ. Em mais ou menos uma semana é ativado e cadastrado no “Google para non-profits” na URL http://www.google.com.br/nonprofits/join/.

Essa passagem é simples, o que necessita de mais cuidado é a criação da conta no Google Adwords: precisa configurar a conta exatamente com os parâmetros especificados aqui. De fato, as campanhas tem um limite diário de US$ 329,00, um limite máximo de custo por clique (CPC, na sigla em inglês) de US$ 2,00 e podem publicar só anúncios de texto e só nas páginas de resultados de pesquisa do Google (com Adwords uma organização pode exibir anúncios também em páginas de outros sites parceiros de Google).

Errando um desses dados não se pode usar a conta AdWords. O chato é que não dá para apagar e você deve usar um e-mail diferente para criar uma nova. Se você não tem experiência com AdWords, nesse ponto, melhor assistir aos tutoriais que Google oferece nos primeiros acessos. Tem muitas opções para montar as campanhas e no começo é possível sentir-se perdido.

 

Montar uma campanha implica em definir:

-          qual texto mostrar no anúncio

-          a página do próprio site que o visitador acessa ao clicar

-          para quais palavras-chave de pesquisa se quer visualizar o anúncio

-          o valor que você está disposto a pagar cada vez que um usuário clica no anúncio (no nosso caso, 2 dólares)

-          o valor diário máximo de gasto (no nosso caso, 329 dólares)

-          as línguas e regiões geográficas (pode colocar a cidade de São Paulo ou o Estado de São Paulo, por exemplo)

 

No final, a campanha ADC rolou de 18 de março até o dia 29, com alguns dias de baixa da sexta-feira Santa até a Páscoa. O anúncio foi mostrado 185 mil vezes e 2.700 vezes os usuários clicaram para acessar o site, que passou a ter até 490 visualizações diárias, contra um máximo anterior de 60. Enfim, 59 pessoas chegaram até a ficha para cadastrar-se no evento.

Só uma vez, em 14 dias de campanhas, chegou perto do limite diário de gastos. O que mais influenciou foi o limite de 2 dólares para click. Com esse valor muitas vezes o anúncio não comparecia na primeira página de resultados – sendo de fato inútil - porque tinham outros anunciantes oferecendo mais. Claro que tudo é facilitado pelo fato que não tem que pagar, mas conseguir colocar o nome na frente de quase 200 mil órgãos. Um ótimo inicio para a Aventura de Construir, não é? Caso necessite de ajuda com a ferramenta, a associação está disponível para tirar dúvidas no telefone: (11) 3895-0592.

Fonte: A Associação Aventura de Construir