Publicidade

Publicidade

Publicidade

16 de Fevereiro de 2017 Publicado por: Folha Noroeste Categoria: Regional

André Sturm e Eliseu Gabriel falam sobre Sesc em Pirituba

Anexo da biblioteca mais perto de ser espaço cultural
André Sturm e Eliseu Gabriel em visita à Biblioteca Brito Broca. Foto: Divulgação

Publicado às 15h

Por Critina Braga

No último dia 9, quinta, o Secretário Municipal do Trabalho e Empreendedorismo Eliseu Gabriel, convidou o Secretário Municipal da Cultura André Sturm para conhecer o equipamento cultural do bairro, a Biblioteca Brito Broca na avenida Mutinga, 1.425

Sturm vistoriou as dependências da biblioteca e disse em entrevista a Folha Noroeste que o local é privilegiado, de fácil acesso. O Secretário Eliseu Gabriel, então vereador da região, há mais de 30 anos luta junto com a comunidade para trazer casa de cultura em Pirituba.

André Sturm acenou ainda junto com Eliseu Gabriel, a dinamização da área fechada há vários anos com reforma, conforto e segurança para o equipamento e população. Para ele, os espaços subutilizados deverão ser aproveitados. “Em março todas as bibliotecas ficarão abertas aos domingos”, conta Surm.

Eliseu Gabriel lembrou as emendas orçamentárias em outras legislaturas que colocou para que a casa de cultura saísse. “Estive aqui com outros secretários; e agora estou esperançoso; não imagino aqui uma reforma sofisticada”.  O local terá que priorizar a acessibilidade. Um elevador na entrada está parado e sem manutenção.

Em 1979, Eliseu Gabriel formou o Centro de Estudos Populares com movimentos culturais e agora quer trazer também unidade do Sesc para a Casa de Nassau.

Em 2015, integrantes do movimento de cultura Pirituba/Jaraguá iniciou diálogo coma Secretaria Municipal de Cultura para ocupar o espaço. Os Coletivos Cravo Branco e Reduto do Rap investiram R$ 10 mil conquistados por meio do Circuito Municipal de Cultura para residência artística e realizar e pequenos reparos na área.