Publicidade

Publicidade

Publicidade

17 de Abril de 2017 Publicado por: Folha Noroeste Categoria: Regional

150 anos da Ferrovia Santos-Jundiaí é celebrada em publicação

Evento ocorrerá nesta terça, dia 18, às 10h da manhã na Estação Julio Prestes
A Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ) foi inaugurada em 1867. Foto: Acervo SPR

Publicado  às 13h 

Por Cristina Braga

Nesta terça-feira, dia 18,no salão nobre da Sala São Paulo será comemorado os 150 anos de operação da ferrovia, considerada, por muitas décadas, o principal elo do Planalto Paulista com o Porto de Santos. Será distribuído no evento, edição especial da Revista Ferrovia, que  traz em suas páginas a história completa da ligação ferroviária entre Santos e Jundiaí, a primeira a aparecer no mapa do Estado de São Paulo, a partir de 1867. 

A publicação é assinada pela Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e circula há mais de 80 anos com matérias e artigos direcionados ao setor. Esta edição especial foi organizada por uma equipe de pesquisadores do segmento ferroviário. Seu conteúdo é rico em detalhes técnicos, históricos e fotográficos, destacando tópicos relevantes da ferrovia registrados em todos os momentos de sua existência.

Linha 7 - Rubi 

Em 1996, antiga malha da Santos a Jundiaí foi entregue sob regime de concessão à MRS Logísticapara a operação de cargas, sendo que a concessionária tem hoje o domínio da ferrovia entre Santos e Rio Grande da Serra. O trecho entre Rio Grande da Serra e Jundiái ficou sob o domínio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a qual dividiu o trecho, ali operando suas linhas de trens de subúrbio 7(Jundiaí-Luz) e 10 (trecho Brás - Rio Grande da Serra). 

A distribuição da revista será gratuita e pode ser também adquirida na Rua José Paulino, 7, no Bom Retiro. Além disso, a publicação  histórica também poderá ser acessada pelo site da entidade www.aeefsj.org.br, a partir do dia 19 de abril.