Publicidade

Publicidade

Publicidade

29 de Junho de 2017 Publicado por: Folha Noroeste Categoria: Acontece

Conta de luz vai subir mais de 4% na capital e região

Aneel autorizou a Eletropaulo a subir as tarifas de energia para residências e indústrias em São Paulo. A cobrança poderá ser feita a partir de 4 de julho
O reajuste anual ficará em 2,37% para clientes de alta tensão e 5,37% para os de baixa tensão

Publicado às 10h50

Diário de SP

Atenção, consumidor: a conta de energia ficará mais cara. Nesta terça-feira (27), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou um aumento médio de 5,15% para os consumidores residenciais da Eletropaulo. Em média, o reajuste será de 4,48%. A concessionária atende 6,9 milhões de unidades consumidoras na capital e em 23 municípios da Grande São Paulo.

O reajuste anual ficará em 2,37% para clientes de alta tensão e 5,37% para os de baixa tensão. Na alta de 2016, houve redução média de 8,1% nas contas de energia da capital e região metropolitana.

De acordo com a agência, as novas tarifas poderão ser aplicadas a partir de 4 de julho. A alta nos preços será sentida na inflação de agosto, segundo a Fipe (Fundação Estudo de Pesquisas Econômicas).

A Aneel autorizou também o reajuste da tarifa para a concessionária ETO, de Tocantins, que fornece energia para cerca de 570 mil pessoas no estado. Lá, o aumento médio será de 5,52%.

NO BOLSO

A prévia da inflação, IPCA-15 de junho, ficou em 0,16%. O índice, menor do mês desde 2006, só não caiu mais justamente pelo valor da energia elétrica.

Segundo o IBGE, os gastos com habitação ficaram mais caros em junho (0,93% em média). A energia subiu, em média, 2,24%. Isso porque, em maio, a bandeira tarifária estava vermelha, o que pesou nas contas pagas em junho.

No próximo índice, no entanto, esse custo deve cair, já que desde 1º de junho, a bandeira é verde, representando redução de R$ 3 a cada 100 kwh consumidos . A Aneel ainda não notificou qual será a bandeira de julho. As bandeiras informam para o consumidor o custo de produção da energia.