Publicidade

Publicidade

Publicidade

11 de Outubro de 2017 Publicado por: Folha Noroeste Categoria: Cultura

Feriadão repleto de atividades para criançada no Sesc Pompeia

Entrada é gratuita para a maioria das ações culturais desta quinta; veja a programação
Veridiana Scarpelli criou trabalhos especialmente para o Dia das Crianças. Foto: Divulgação

Publicado às 12h30

De 12 a 15 de outubro, o Sesc Pompeia realiza uma programação destinada aos pequenos frequentadores, abordando os temas: universo, planetas, espaço sideral, coisas do futuro e conta com oficinas de jogos, música, teatro, intervenção e muito mais. Para mais informações acesse o portal: sescsp.org.br/pompeia e veja a programação abaixo.

OFICINAS E VIVÊNCIAS

Vivência| Ateliê aberto Pequena Fábrica de Monstros Identificáveis - com coletivo meiofio
Dia e horário: 12/10, quinta-feira, das 11h às 13h e das 14h às 16h.
Local: Deck – próximo ao pergolado | sem distribuição de ingressos | classificação: a partir de 4 anos.

A partir dos corpinhos redondos, patas, antenas, olhos, dentes, cabelos, pelos e muita imaginação, as artistas convidam as crianças e adultos a fabricarem criaturas fantásticas e seres imaginários, usando colagem, costura e amarração.

Sobre o coletivo meiofio
O coletivo meiofio é um grupo multidisciplinar de intervenção urbana que trabalha para acolher pessoas, preencher espaços e trazer novas ideias.  Por meio de fios imaginários e reais, o grupo liga presente, passado, pessoas e memórias. Em oficinas e intervenções, buscam o valor de elementos ignorados e esquecidos da cidade com o objetivo de construir um futuro viável, acolhedor e convidativo.

Oficina | Inventos de Astronauta - com Sítio do Astronauta
Dia e horário: 12 e 14/10, quinta e sábado, das 13h às 17h.
Duração: 2 encontros independentes de 4h.
Ateliê: Gravura | Classificação: A partir de 7 anos | sem distribuição de ingressos.

A atividade convida os participantes a se inventarem astronautas, munidos de tecnologias simples que serão desvendadas de maneira aberta, introduzindo-os ao universo eletrônico. Com objetos do dia a dia e peças confeccionadas pelo Sítio do Astronauta, experimenta-se o aprender brincando: baterias, luzes, buzinas, motores, papelão, tecidos, garrafas e juntam-se a peças chaves feitas na impressora 3D para facilitar a criação.

Sítio do Astronauta é um coletivo de estudo e desenvolvimento de tecnologias antidisciplinares que impulsiona experiências de aprendizagem e expressão artística. O coletivo ministra oficinas em todo o estado de São Paulo, incluindo espaços como hacklabs, centros de permacultura, escolas e SESCs.

Hiure Queiroz é formado em física, com mestrado em Ciências pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Marcela Guerra é formada em Ciências Sociais, com gosto e habilidade por todos os fazeres manuais, como plantar, cozinhar, pintar e tocar instrumentos. Cezar Renzi é formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Técnico de Palco pela SP Escola de Teatro.

Oficina | Fábrica de Monstros e Alienígenas - com Feltro e Linha
Dia e horário: 12/10, quinta, das 13h às 16h.
Duração: 1 encontro de 3h.
Ateliê: Marcenaria | sem distribuição de ingressos | classificação: a partir de 4 anos.

Montagem de monstros e alienígenas em feltro. A partir de moldes pré-prontos (cortados, costurados e recheados de manta acrílica), crianças e adultos vão poder customizar seus aliens com olhos, cabelo, enfeites, botões, fitas, etc. Material: incluso.

Thauany Oriente e Leticia Pazin são criadoras e proprietárias da Feltro e Linha. Arquitetas por formação e artesãs de coração desde 2015. Oferecem serviço de personalização de peças feitas artesanalmente para bebês e crianças.

Oficina | Estêncil Estelar
Orientadores: Rodrigo Motta
Dia e horário: 12/10, quinta, das 11h às 13h.
Duração: 1 encontro.
Ateliê: Novas Técnicas Mistas | Classificação: A partir de 5 anos | sem distribuição de ingressos.

A proposta é experimentar o Estêncil, técnica usada por artistas para aplicar e reproduzir imagens em suportes diversos, por meio do uso de tinta spray e moldes perfurados. Neste encontro, os participantes irão desenvolver e pintar imagens lúdicas com os temas ‘planetas’, ‘naves espaciais’ e ‘extraterrestres’ em papéis diversos.

Rodrigo Motta é educador, artista visual e editor de publicações. Formado em educação artística, lecionou em instituições públicas e privadas. Foi finalista do prêmio Miolo(s) 2015 nas categorias HQ e Projeto Gráfico. Participa de exposições coletivas de arte desde 2004. Seus trabalhos com stencil já foram expostos em feiras de arte impressa, galerias e em intervenções nas ruas de São Paulo e Paris.

Oficina | Robôs Luminosos - com Aieda Freitas
Dia e horário: quinta, 12/10, às 11h e às 14h.
Duração: 2 oficinas independentes de 2h.
Ateliê: Costura | Classificação: A partir de 5 anos | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc. Vagas limitadas.

O público terá a experiência de construir um robô que acende e apaga ao bater palmas, com materiais como frascos de shampoo, leds e sensores de som.

Aieda Freitas é artista, designer, VJ e maker, seu trabalho explora suportes como design, videoinstalação, videoperfomance, videoprojeção, webarte e a construção de traquitanas tecnológicas.

Oficina | Universo no Potinho - com Erika Kogui e Ana Carolina Weffort
Dia e horário: quinta, 12/10, 14h.
Duração: 1 oficinas independente de 2h.
Ateliê: Novo ETA | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc. Vagas limitadas.

Com poucos materiais, crie seu pedaço do universo para levar a todos os lugares.

Oficina | Camiseta Sideral - com Ateliê Hacker - Caio de Marco e Fernanda Camara
Dia e horário: quinta, 12/10, 11h e 14h.
Duração: 2 oficinas independentes.
Ateliê: Técnicas Mistas | Classificação: 10 anos | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc. Vagas limitadas.

Customização de camisetas com fitas de LED. Utilizando a criatividade, cada participante será orientado a personalizar uma camiseta, incorporando a luz como ornamento e articulando estéticas tecnológicas. Além disso, aprenderá a soldar dispositivos tecnológicos vestíveis de baixo-custo.  

Caio de Marco é designer, hacker, consultor maker e tipógrafo. Inspirado pelo movimento maker e a futurologia, fundou o Ateliê Hacker onde desenvolve protótipos de dispositivos luminescentes, tecnologias vestíveis e artemídia por meio da eletrônica artesanal e fabricação digital.  Fernanda Camara é bióloga, maker e educadora no Ateliê Hacker desde 2014. Entusiasta da tecnologia, Fernanda trabalha com biohacking e fabricação digital com ênfase em impressão 3D.  

Oficina | Discos Voadores e Naves em Miniaturas – com Taja Passos
Dia e horário: quinta, 12/10, às 11h e às 14h.
Duração: 2 oficinas independentes de 3h . Total: 7h.
Ateliê Têxtil | Classificação: 5 anos | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc. Vagas limitadas.

A oficina de construção de naves espaciais e discos voadores em miniatura tem como objetivo estimular a criatividade desenvolvendo um novo olhar para cada objeto e enfatizar a importância da reciclagem. A partir dos materiais recicláveis, que estarão disponíveis na sala, os participantes irão escolher as peças para compor sua nave.  

Taja Passos é formada em Design Gráfico na Universidade Federal de Pernambuco e Administração de Empresas no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Em julho de 2015, Taja criou sua Galeria de Histórias onde produz relicários, casas, fantasias, festas e brinquedos aplicando sempre o conceito do reuso de materiais.  

Oficina | Meleca do Espaço e Areia da Lua - com Marcelo Amp
Dia e horário: quinta, 12/10, 11h e 14h.
Duração: 2 oficinas independentes de 3h cada.
Ateliê: Cerâmica | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc.
Vagas limitadas | classificação: a partir de 5 anos.

A proposta é fabricar com as crianças a Meleca do Espaço (tipo geleca, feita de borato de sódio e cola branca), Obleek (com água e maizena) e Areia da Lua, misturando areia com essas melecas e colorindo como desejar. As crianças, depois, levam as massinhas pra casa.

Oficina | Luneta Mágica- com Engenharia Lúdica – Samara Costa e Vanessa Biffon
Dias e horário: quinta, 12/10 às 14h e 13/10 às 15h.
Duração: 2 encontros independentes de 3h cada.
Ateliê: Novas Técnicas Mistas | Classificação: 5 anos | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc. Vagas limitadas.

Construção artesanal de instrumentos ópticos, pequenas lunetas (de uso individual) e 1 luneta gigante (de uso coletivo), utilizando o princípio da “câmera escura”, base da fotografia.

Samara Costa é artista educadora, graduada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo com Pós Graduação em “Arte Integrativa” pela Universidade Anhembi Morumbi. Seu trabalho educativo começou em 1991 desenvolvendo atividades artísticas voltadas a crianças e adolescentes. Vanessa Biffon é atriz, cofundadora do Grupo Teatral “MATA!”, pesquisadora e artista educadora. Fez graduação em Artes Cênicas (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade Federal de Ouro Preto. É mestranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Desde 2008 desenvolve atividades com crianças e adolescentes, em interlinguagens.

Oficina | Realidade Virtual – Monte sei Cardboard Espacial - com Vitor Marchi e Camila Gondo
Dias e horários: quinta, 12/10 às 12h e 15h e 14/10, sábado, às 14h e 16h. Total: 4h
Duração: 60 minutos cada encontro.
Ateliê: Laboratório Fotográfico | Classificação: 10 anos | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc. Vagas limitadas.

Que tal ter uma experiência de realidade virtual? Uma imersão em novas sensações audiovisuais?  Os participantes irão experimentar essa interface com aplicativos gratuitos e aprenderão a montar seus próprios óculos feitos de papelão.

Camila Gondo é formada em design de produtos pela UNESP, trabalha com ilustrações em aquarela e marcadores coloridos para o desenvolvimento de estampas têxteis. Vitor Marchi é formado em design de produto pela UNESP, atua no movimento dos fab labs e no movimento maker de SP desde 2013.

Oficina | Seres de Outro Planeta em Cerâmica Fria - com Eng Goan
Dias e horários: sexta e sábado, 13 e 14/10, das 15h às 17h. Duração: 2 encontros independentes.
Ateliê: Cerâmica | Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência da atividade, na loja Sesc. Vagas limitadas | classificação: a partir de 5 anos.
Os participantes serão convidados a criar personagens imaginários em cerâmica fria (biscuit).

TEATRO

Performance | Flou - com Ieltxu Ortueta
Dia e horário: 12/10 – 10h30 e 15h
Local: Área de Convivência
Duração: 60 min

Flou é uma performance interativa para crianças de 4 a 10 anos, que sentados ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho.

Teatro | Skellig - com a Cia Simples
Dia e horário: 12, 14 e 15/10 – 12h
Temporada fica em cartaz até o dia 29 de outubro
Local: Teatro
Duração: 50 min

Skellig completa a trilogia de espetáculos debruçada sobre a obra de David Almond, antecedido por Mina! e Meu pai é um homem pássaro, todos criados pela Cia Simples de teatro. Desta vez, a Cia narra a história da amizade entre um menino e uma criatura que muda sua vida para sempre.

Intervenção | Intervenção Balões - com a Cia Etra de Dança
Dia e horários: 12/10 – Diversos locais, às 11h, 13h, às 15h e às 17h.

Balões é uma intervenção em que os performers com balões de gás hélio amarrados as articulações, propõe um diálogo com a arquitetura e com o público. Buscando na ocupação dos espaços, provocar a curiosidade do espectador que passa a participar do trabalho.

MÚSICA

Rock Pauleirinha (lançamento do álbum)
Dia e horário: 12 e 15/10 – 15h30
Local: Deck

Em seu laboratório musical, Marcio Nigro passou os últimos três anos desenvolvendo a química musical inusitada do Rock Pauleirinha: a união do universo das cantigas de roda/folclóricas com o das bandas clássicas do rock pesado, criando canções originais que homenageiam de forma divertida os hinos que fizeram história do rock.

Para completar, o álbum conta com as participações especiais das vozes de André Abujamra, Carlos Careqa, Mario Manga, Ana Deriggi, Tarsila Amorim, Marcos Bowie, Marcos Naza e Tomas Kenedi. Toda a instrumentação, mixagem e produção fica nas mãos de Marcio Nigro.

Ficha Técnica do show:
LUCIANO VIEIRA - baixo e voz | ANA DERIGGI - voz e violão | MARIO MANGA - guitarra, voz e cello | GUEGUÉ MEDEIROS - bateria, voz | MARCOS BOWIE – voz | MARCIO NIGRO - guitarra, voz e teclado | CARLOS CAREQA – participação especial

ATIVIDADES

Parque de Bambu
Dias e horário: 10, 11, 12, 13, 14, 15 de outubro, das 10h às 16h
Local: Deck

As pirâmides-de-bambu são construídas inteiramente com bambus e materiais reciclados, e vem provocando o interesse lúdico de crianças de todas as idades.

Kombo de Kombis
Dias e horário: 12 a 15/10 – 10h às 16h
Local:
Deck

Encontro que reunirá quatro kombis e arte e cultura. Três de São Paulo e uma de Minas Gerais. A Kombi dos Jogos traz ocupação lúdica com jogos do mundo inteiro. O que cabe aqui? Arte, educação e infância vem com oficinas de artes para crianças. Cultura na Kombi (Taubaté – SP) oferece oficina de instrumentos musicais, produzidos com materiais recicláveis. E a Cirkombinando – Cia. El Indivíduo (Argentina/Belo Horizonte – MG) traz intervenções circenses para todos os pequenos.

Bonecões
Dias e horários: 14 e 15/12 – Diversos espaços – às 11h, às 13h e às 15h
Local: Rua Central

Trata-se de um desfile/cortejo com 20 bonecões, trazendo um inusitado encontro das crianças de todas as idades com estes seres grandes e encantadores. Os bonecões estarão acompanhados de diversos adereços, como burrinhas, cabeções e pequenos bonecões que ficarão à disposição para público presente brincar.

Instalação Primeira Infância – com a Casa do Brincar
Dias e horário: 10, 11, 12, 13, 14 e 15, das 10h às 16h
Local: 4º andar do Conjunto Esportivo

Espaço montado com 150 caixas de papelão grandes e algumas caixas plásticas, tecidos, barbantes, prendedores, para os educadores e as crianças inventarem brincadeiras, composições e desafios com os materiais.

Feira de Troca de Livros e Brinquedos
Dia e horário: 12/10, 14h às 17h
Local: Rua Central

Sabe aquele livro ou brinquedo guardado na estante ou no guarda-roupa? Ele pode ser o próximo companheiro de outra criança. Espaço destinando para troca de livros e brinquedos.

Pronto Socorro de Brinquedos
Dia e horário: 12/10, 14h às 17h
Local: Marcenaria

A atividade visa pequenos reparos e consertos simples de brinquedos.

 ATIVIDADES FÍSICO-ESPORTIVA

Brincar de Esportes
Datas e horário: 12 a 15 de outubro de 2017, das 14 às 17h.
Local: 4º andar do Conjunto Esportivo.

Despertar na criança o prazer de praticar esportes, por meio de experiências lúdicas e diversas formas de lazer. Toda a família pode participar.  As dinâmicas serão mediadas por Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Pompeia.

Mini atletismo
Datas e horário: 12 a 15 de outubro de 2017, das 11 às 17h.
Local: 2º andar do Conjunto Esportivo | Classificação: de 6 a 15 anos.

Vivência de atletismo com equipamentos adaptados para a prática da modalidade de forma divertida, como corrida, corrida com barreiras, saltos, arremessos e lançamentos para crianças e adolescentes. As dinâmicas serão mediadas por Instrutores de Atividades Físicas do Sesc Pompeia.

LITERATURA

Por trás dos Livros
Datas e horário: 7, 14, 21 e 28 de outubro de 2017, às 15h.
Local: Biblioteca Livre | Retirada de senha com 30 minutos de antecedência no local da atividade.

Desenho com carvão, com a autora e ilustradora Aline Abreu.
Partindo do livro Menina amarrotada, a autora apresentará as técnicas utilizadas para ilustração do livro: folhas de papel craft, carvão e borracha. Os participantes, então, são conduzidos pelo processo de criação e desenvolvimento da personagem na narrativa: o que é ‘estar amarrotado’? Quando temos esse sentimento? E o que fazemos para externalizá-lo? Esta atividade aproxima os leitores do objeto livro, desenvolvendo o olhar para a leitura de imagem, além de um desdobramento da narrativa escrita, apresentando diferentes possibilidades de materiais, técnicas e formatos.

Sobre a autora
Aline Abreu é formada em Artes Visuais pela FAAP e Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC. É autora de 7 livros ilustrados. Como ilustradora trabalhou na criação de livros em parceria com diversos autores e é uma das coordenadoras do Espaço das três.

 

Sesc Pompeia

Endereço: Rua Clélia, 93

 

 

Fonte: Sesc Pompeia