Publicidade

Publicidade

Publicidade

19 de Dezembro de 2017 Publicado por: Folha Noroeste Categoria: Educação

Instituto Federal Pirituba abrirá inscrições para cursos de graduação e pós-graduação

Três cursos de graduação serão ofertados totalmente gratuitos
Professores do Instituto Federal conversam com a Folha Noroeste. Foto: Victória Vasconcelos

Publicado às 12h30

Por Cristina Braga

O Instituto Federal de Educação de Pirituba (PTB) dará mais um passo rumo à ampliação de seus cursos, disponibilizando para a população três cursos de graduação e um de pós-graduação, em 2018, totalmente gratuitos. Em nível superior, estão Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Gestão Pública e Licenciatura em Letras Português/Inglês latu sensu. Já, para pós-graduação, Humanidades: Educação, Política e Sociedade. Serão concedidas 40 vagas para cada um deles.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) terá a duração de três anos, as aulas serão no período noturno e tem como objetivo a atuação na área de Tecnologia de Informação (TI) com sistemas de informação computacionais, na coordenadoria de Alex Sandro Ancioto. Licenciatura em Letras será ministrado no período noturno, durante quatro anos, e tem como objetivo formar professores para atuar com competência linguística nas línguas contempladas. Segundo a professora Rita Marioto, “o aluno terá a habilitação podendo atuar no ensino da Educação Básica, como fundamental e médio, e nas escolas de inglês”. A coordenação deste curso é de Junot de Oliveira Maia. O curso de Gestão Pública, com duração de três anos, será dado no período vespertino e tem como meta o planejamento de ações vinculadas à prestação de serviços públicos. “Esse curso visa o funcionário público, alunos que prestam concursos e que, depois, desejam trabalhar nas ações do governo como licitações e projetos”, diz o coordenador Robson Barbosa.

As inscrições para os três cursos de graduação ocorrerão pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Já o curso de pós-graduação, em Humanidades, coordenado por Danilo Amorim, terá processo seletivo com prova no próprio campus ao longo do primeiro semestre de 2018 e as aulas iniciarão em agosto. Os cursos de graduação começam no início de fevereiro.