Publicidade

Publicidade

Publicidade

11 de Dezembro de 2018 Publicado por: Folha Noroeste Categoria: Entretenimento

São Paulo é a casa dos grandes eventos

Para se ter ideia, apenas em 2014, mais de 11 milhões de visitantes passaram por SP em alguma viagem motivada por eventos ou negócios
Foto: Júlio Boaro / CC Public Domain

Publicado às 12h45

São Paulo carrega a reputação de jamais descansar. Estimativas apontam que a cada seis minutos um evento acontece em algum ponto da cidade, tornando a capital paulista líder nacional no mercado de turismo de negócios.

Para se ter ideia, apenas em 2014, mais de 11 milhões de visitantes passaram por aqui em alguma viagem motivada por eventos ou negócios. Isto, num total de 15 milhões de turistas, aponta para uma maioria esmagadora.

Mas o que leva São Paulo a protagonizar os maiores eventos do Brasil? Os fatores são muitos, porém todos apontam para o fato da cidade ser o motor financeiro do país. Graças a essa imensa estrutura comercial, São Paulo dispõe de uma vasta rede de espaços preparados para qualquer tipo (e tamanho) de evento. Além disso, conta com o maior parque hoteleiro do país, o suficiente para acomodar visitantes dos quase 100 mil eventos anuais, correspondentes a mais de 70% de tudo que é realizado no Brasil.

A reputação da cidade anda tão em alta quanto a eventos que até o carnaval de rua vive um crescimento assustador. Se o Rio de Janeiro já é conhecido pela folia em suas ruas, São Paulo abraça cada vez mais essa tradição. Em 2018, mais de 550 blocos de rua desfilaram por aqui, atraindo aproximadamente 4 milhões de turistas. Números animadores que se somam aos de outros megaeventos, mantendo a cidade em permanente movimento. Vejamos alguns deles:

Foto: Paulo Guereta / CC BY 2.0

COMIC CON

Maior evento de cultura pop do planeta, a Comic Con é considerada o paraíso do universo nerd. Em 2017, foram mais de 200 mil visitantes na feira, que contou com a presença de 140 marcas e sete grandes estúdios. O encontro oferece uma sem-número de atrações: trailers dos mais recentes lançamentos de Hollywood, presença de medalhões da indústria cinematográfica (roteiristas, diretores, animadores) e, claro, aparições dos maiores astros do planeta.

Em 2017, ninguém menos que Will Smith desembarcou por aqui, levando uma multidão de fãs ao delírio. A Comic Con também assombra com suas centenas de estandes, cada um mais imponente que o outro, e os impressionantes auditórios que recebem os convidados. Outro fator que chama atenção é a presença dos cosplayers, uma turma que não mede esforços na hora de se vestir como seu personagem favorito.

Foo Fighters no Lollapalooza. Foto: Focka / CC BY-ND 2.0

LOLLAPALOOZA

O Lollapalloza é um dos maiores festivais de música alternativa do planeta e surgiu nos Estados Unidos em 1991. Em 2012, o festival chegou a São Paulo para nunca mais sair. A primeira e a segunda edição aconteceram no Jockey Club. Em 2014, o evento se mudou para o Autódromo de Interlagos, onde permanece até hoje. Na edição de 2018, o Lollapalooza gerou 152 milhões de reais através dos gastos dos turistas que vieram curtir o evento. Um aumento de 61% se comparado à edição de 2017 (93 milhões de reais). Foram 300 mil ingressos vendidos, com a presença de 100 mil fãs em cada um dos três dias de shows, superando os 190 mil ingressos vendidos em 2017.

Foto: Sailko / CC BY 3.0

BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO

A Bienal de Arte de São Paulo já é um patrimônio da cidade há muito tempo. Criada em 1951 por Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, o evento ocorre a cada dois anos e já acumula 8 milhões de visitantes, quase 70 mil obras expostas e a presença de 14 mil artistas plásticos.

É a segunda Bienal mais antiga do mundo, perdendo apenas para a tradicionalíssima Bienal de Veneza. O evento acontece sempre no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera e conta com entrada gratuita. Em 2018, será a trigésima-terceira edição da feira de arte.

BSOP MILLIONS

Outro evento grandioso que já está virando tradição em São Paulo é o BSOP Millions. Para quem não sabe, o Brazilian Series of Poker é simplesmente a maior competição do poker nacional dividido em sete etapas ao redor do Brasil. A sua etapa final, o BSOP Millions, acontece em São Paulo. O evento, que geralmente define o grande campeão nacional do ano, foi realizado no WTC Sheraton em 2018 e atraiu uma multidão de aficcionados pelo poker, além dos maiores nomes do esporte no país.

GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA 1

O site oficial do evento já deixa bem claro: trata-se do maior evento internacional esportivo do país. O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 também tem muita história para contar. Tudo começou em 1972 e já no ano seguinte o circuito entrou para o calendário oficial da Fórmula 1. Sempre sediado no Autódromo de Interlagos, essa disputa emocionante sempre atrai uma legião de fãs da velocidade, movimentando ainda mais a economia da cidade.