Publicidade

Publicidade

Publicidade

29 de Janeiro de 2014 Publicado por: Gabriel Cabral Categoria: Acontece

Represa Cantareira: Nível de água muito abaixo pode causar racionamento

A Sabesp informou que, devido a baixa quantidade de chuvas, o principal fornecedor de água está com apenas 23% de sua capacidade
Foto: Divulgação

Antes do tempo seco de inverno chegar, o abastecimento de água já dá seu sinal de fraqueza. O sistema Cantareira, primeira responsável pelo fornecimento de água para a região metropolitana de São Paulo, atingiu o nível mais baixo dos últimos dez anos.

A Companhia de Saneamento do Estado (Sabesp) informou e destacou como “crítico” o fato de que as represas tinham na terça-feira, 28, apenas 23% de suas capacidades.

Em janeiro do ano passado, os reservatórios estavam cheios e preenchiam 52% da amplitude das represas.

Preocupação

A situação preocupa, pois este é o terceiro verão consecutivo em que o volume de chuva está abaixo do esperado na região de captação.

O período de chuvas que abastecem a capital está chegando ao fim, já que o fenômeno ocorre entre outubro e março.

O esperado é que as represas sejam reabastecidas pelas chuvas nos próximos dois meses, portanto, a metrópole paulista pode esperar duas situações: ou uma grande enxurrada e grandes catástrofes, já que as cidades não comportam um grande volume de chuva seguidamente, ou uma maciça economia de água que poderá beirar o temido racionamento.

Veja também: Temperatura em São Paulo deve se manter forte durante início de fevereiro

Racionamento

A Sabesp ainda não fala em propriamente em racionamento, mas já pede economia na utilização da água.

A Somar Meteorologia produziu uma estimativa em que consta que os dez primeiros dias de fevereiro vão continuarão secos em grande parte do Estado de São Paulo.

Cantareira

Quase metade da região metropolitana de São Paulo é abastecida pela Cantareira, que distribui água para 8 milhões de pessoas, 42% da população da quantidade metropolitana.

Entre as recomendações da companhia para evitar o desperdício estão medidas simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes e trocar a mangueira pelo balde ao lavar o carro ou a calçada.

SHOPNOROESTE