REGIONAL

Trânsito é liberado na Ponte da Casa Verde após 3 meses de interdição parcial

Estrutura passou por obras emergenciais após ser atingida por caminhões; laudo de 8 pontes e viadutos será divulgado nesta quarta

Publicado às 9h25

Agência Estado

A Prefeitura de São Paulo liberou o trânsito na Ponte da Casa Verde na manhã desta quarta-feira, 22, na zona norte da capital paulista. O local estava com uma faixa interditada desde fevereiro, quando teve a parte inferior da estrutura atingida por dois caminhões.

A ponte passa por obras emergenciais desde 25 de fevereiro, recomendadas por um laudo técnico. Hoje, está recebendo cabos de aço, que são instalados na viga de apoio da estrutura. A “recomposição” das duas vigas danificadas está concluída.

O custo estimado é de R$ 2,2 milhões. “Não estamos entregando a ponte completa, é apenas a liberação, porque não há a necessidade, hoje, de continuar fazendo as intervenções com ela interditada”, diz o prefeito, Bruno Covas (PSDB).

A estrutura é uma das 16 pontes e viadutos avaliados por técnicos contratados de forma emergencial em janeiro. Segundo a Prefeitura, metade dos laudos, inclusive da Casa Verde, serão entregues e divulgados ainda nesta quarta-feira e definirão as próximas intervenções a serem feitas.

Prefeito Bruno Covas e secretário Vitor Aly participam da liberação de faixa da Ponte da Casa Verde. Foto: Felipe Rau/Estadão

“O laudo serve exatamente para isto: apontar para a Prefeitura se há necessidade de alguma obra emergencial, se há a necessidade de alguma obra que pode ser de uma forma não emergencial (com licitação), para poder garantir a segurança das pessoas que utilizam as pontes e viadutos”, explica Covas. “O laudo, de uma vez por todas, dá a garantia para a população da real situação que estão essas pontes e viadutos.”

Hoje, outras estruturas do tipo seguem interditadas na cidade. Uma delas é a ponte da Marginal do Tietê que dá acesso à Via Dutra, interditada desde 23 de janeiro e que deve ter as obras emergenciais entregues em 25 de junho.

Já a Ponte da Freguesia do Ó, na zona norte, deve ser totalmente aberta para o tráfego em 13 de junho, estando com uma faixa fechada desde 11 de março. O Viaduto General Olímpio da Silveira, no centro expandido, segue com a circulação restrita para veículos com menos de cinco toneladas por tempo indeterminado.

O Plano de Metas da gestão Covas prevê a inspeção de 185 pontes, viadutos, passarelas e túneis, além da manutenção e recuperação de 50 dessas estruturas. Do total, 73 foram vistoriadas, das quais 18 tiveram laudos estruturais emergenciais. Segundo Covas, devem ser contratadas as empresas que farão a avaliação de outras 17 pontes e viadutos ainda neste mês.

Em março, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública na Justiça para que a Prefeitura impeça ou restrinja a circulação de veículos em pontes e viadutos em situação de “grave risco”. “Nós entendemos que é uma cautela excessiva e que isso vai causar um prejuízo muito grande à cidade”, justifica Covas.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus