COTIDIANO

154 pessoas são presas por dia por tráfico de drogas no estado de SP

Dados da Polícia Civil de janeiro a abril obtidos pela GloboNews mostram que número de detidos por tráfico aumentou 21% nos últimos dois anos

Publicado às 10h20

G1 São Paulo

Dados da Polícia Civil mostram que 154 pessoas são presas diariamente no estado de São Paulo por suspeita de tráfico de drogas. O levantamento é de janeiro a abril deste ano e revela que 18.495 pessoas foram detidas nesse período por esse tipo de crime. Os números foram obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação.

O total de presos nos quatro primeiros meses deste ano por este tipo de crime aumentou 21% em comparação com o mesmo período de 2017 e de 2018, quando foram detidas, respectivamente, 15.269 e 17.798 pessoas.

Para Rafael Alcadipani, professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em segurança pública, o aumento no número de prisões pode estar ligado às próprias leis nacionais.

“A legislação brasileira atual sobre as drogas facilita que haja muitas prisões, sobretudo em flagrante, no país. Por não diferenciar as figuras do usuário e do traficante, do ponto de vista operacional, uma maneira fácil de as polícias aumentarem sua quantidade de prisões, é focar nesse combate a quem for flagrado fazendo o transporte de drogas, em especial os casos envolvendo pequenas quantidades de entorpecentes”, falou Rafael.

Para se ter uma ideia, 14.737 foram presas em flagrante, e 3.758 foram levadas à cadeia com base em um mandado expedido pela Justiça (uma ordem de prisão) após uma investigação. Isso quer dizer que 80% dessas prisões são realizadas em flagrante.

Na opinião do especialista, as autoridades que investigam o tráfico deveriam se concentrar mais em desmantelar as organizações que comandam esse tipo de crime.

“As polícias deveriam dar mais atenção para o desbaratamento de grandes quadrilhas, com investigações baseadas em inteligência policial, e não ter em sua maioria prisões em flagrante”, disse Rafael.

Secretaria de Segurança Pública

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que atribui o aumento no número de presos por tráfico à intensificação do combate, com operações dentro das cidades e também nas rodovias.

A pasta destacou ainda que junto com os detidos, foram apreendidas também mais de 40 toneladas de entorpecentes.

Ainda segundo os dados da polícia, 26% de todas as 70.998 pessoas presas no Estado de SP entre janeiro e abril deste ano são acusadas de tráfico de drogas.

  • Pessoas presas por tráfico de drogas no Estado de SP
    Janeiro a abril
    2017 – 15.269
    2018 – 17.798
    2019 – 18.495
  • Total de pessoas presas no Estado de SP
    Janeiro a abril
    2017 – 66.395
    2018 – 67.592
    2019 – 70.998

Fonte: Polícia Civil do Estado de SP/Lei de Acesso à Informação

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário