COTIDIANO

Acelera São Paulo: velocidade dos ônibus na capital emperra em 16 km/h em 2019

Publicado em 19/02, às 12h30

Por Priscila Perez

A média de velocidade dos ônibus na capital está estagnada em 16 km/h de 2017 para cá. Segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a situação até piorou no horário de pico da tarde, das 16h às 19h59, passando de 17 km/h para 16 km/h. Pelo jeito, o slogan “Acelera São Paulo” não faz jus à realidade no trânsito, sempre atravancado. Para se ter ideia, a frota paulistana conta com 12,8 mil veículos e 1.347 linhas, que transportam mais de 8,9 milhões de passageiros por dia.

Foto: Divulgação.

Este problema se arrasta por décadas na cidade. Desde 2009, a Prefeitura de São Paulo – independente da gestão – não consegue efetivamente fazer com que os ônibus desenvolvam uma velocidade superior a 17 km/h na hora do rush. Fernando Haddad, que esteve à frente do governo municipal entre 2013 e 2016, tinha como missão cravar a média de 25 km por hora, mas nem a pintura desenfreada de faixas exclusivas garantiu a meta. Ao final da gestão, eram 490 quilômetros de vias com prioridade para a circulação de ônibus. João Doria, seu sucessor, também prometeu acelerar os ônibus, mas a promessa ficou só no slogan. O mesmo acontece com Bruno Covas, que herdou 512 km de faixas exclusivas e 130 km de corredores para ônibus. A promessa, entretanto, é de implantar mais 38 km de faixas.

Ponto de ônibus na capital. Foto: Ronny Santos/Folhapress.

A pesquisa “Origem Destino do Metrô” revela quanto tempo o paulistano perde no trânsito. Segundo o relatório, usuários de metrô, trem, ônibus e fretados gastam, em média, 60 minutos entre os deslocamentos. Já no transporte individual, que inclui carro, táxi e moto, o tempo de viagem é de 26 minutos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise