COTIDIANO

Após falhas, Metrô de SP rompe contrato de máquinas de bilhetes

Empresa responsável pelo fornecimento dos equipamentos também foi multada

Publicado às 9h20

Agência Estado

O Metrô de São Paulo, do governo João Doria (PSDB), afirmou que, após problemas, rescindiu o contrato e multou a empresa responsável pelo fornecimento de 153 máquinas para venda de bilhetes unitários em várias estações da linha metroviária. O investimento foi de R$ 24 milhões.

Na última segunda-feira (21), na linha 1-azul, dos 65 totens encontrados em 12 estações, 58 não funcionavam. Algumas, como Liberdade, São Joaquim e Vergueiro, estavam com os equipamentos desativados.

Na estação Portuguesa-Tietê, que abriga o Terminal Rodoviário, uma fila gigantesca se formava para compra dos tíquetes unitários na bilheteria —de cinco guichês, três funcionavam.

Ao lado, os seis equipamentos de autoatendimento estava, desativados.

O mecânico industrial Weberton Lima, 38 anos, que chegava de Contagem (MG), levou quase 20 minutos na fila para comprar o bilhete unitário. “Só com muita paciência”, disse.

Mesmo caso da cozinheira Aparecida da Silva, 47, que enfrentou quase 10 horas de viagem de ônibus de Belo Horizonte. “Chego aqui e fila para comprar o bilhete.”

Na linha 2-verde, na Consolação, de oito, quatro máquinas operavam. Uma delas, contudo, estava sem moeda para troco. Um voucher era emitido e o passageiro tinha de se deslocar para a supervisão operacional para retirada do dinheiro faltante.

Em nota, o governo disse que os EVBA (equipamentos de venda de bilhetes em autoatendimento) “não atingiram o desempenho esperado”, o que teria implicado o rompimento contratual.

A Imply afirmou, em nota, que o contrato não foi rescindido e que os totens não serão retirados. “Apenas foi comunicada sobre a instauração de um processo administrativo e está providenciando os esclarecimentos”.

Segundo a empresa, o contrato prevê o fornecimento de 153 máquinas, das quais três são reservas.

“A operação e manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos são de responsabilidade exclusiva do Metrô”, diz o texto.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus