COTIDIANO

Assembleia Legislativa de SP aprova antecipação de feriado de 9 de julho para dia 25 de maio

Publicado em 22/5/2020 às 11h28

Por Cristina Braga

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na madrugada desta sexta-feira, 22,  a antecipação do feriado estadual de 9 de julho para a próxima segunda-feira, 25, medida proposta pelo governador João Doria (PSDB) para tentar aumentar as taxas de isolamento social e frear a propagação do Covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus.O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais por 47 votos a 5 e agora deverá ser sancionado por Doria.

A decisão das autoridades de determinar seis dias de feriados e ponto facultativo visa elevar o índice de isolamento social para patamares superiores a 55%, apontado como especialistas como mínimo necessário para conter a disseminação do vírus e dar tempo ao sistema de saúde de se preparar para atender os infectados pelo Covid-19. O distanciamento considerado ideal é de 70%.

De acordo com o sistema de monitoramento do governo estadual, as taxas de isolamento social no Estado não ultrapassam os 50% em dias de semana e ficam abaixo de 55% aos fins de semana e feriados. A última vez que o índice superou os 55% foi em 3 de maio. Na quarta-feira, primeiro dia do feriado prolongado antecipado, a taxa ficou em 49%.

Foto Facebook