COTIDIANO

Cancelamento por recarga falsa no Bilhete Único sobe 50% em São Paulo

Publicado em 03/03, às 10h50

Por Priscila Perez

O total de cartões do Bilhete Único cancelados por fraudes, como recarga falsa, subiu 49,6% no ano passado na comparação com 2018. Para se ter ideia, foram 694.312 bilhetes apreendidos em 2018, contra mais de 1 milhão no ano seguinte. Também aumentou a quantidade de cancelamentos por uso indevido do Bilhete Único (quando utilizado por terceiros). Nesse período, 240 mil cartões foram inutilizados por esse motivo. Somando todos os casos, a SPTrans cancelou um total de 1.299.941 bilhetes em 2019.

Fraude oferece carga maior a preço reduzido. Foto: Reprodução/VINICIUS PEREIRA/Folhapress.

Para a empresa, o maior desafio é combater as fraudes relacionadas à falsificação de créditos. Do total de cancelamentos, 80% correspondem a casos de recarga falsa. O crime ocorre tanto na internet quanto nas estações. Quem está à procura do serviço é bombardeado por anúncios virtuais, nas redes sociais, e físicos, propagados nos terminais, que garantem verdadeiras pechinchas: R$ 300 em créditos pela metade do preço e com a garantia de que o cartão não será bloqueado.

Uma empresa trabalhava junto à Prefeitura de São Paulo com a missão de blindar o sistema, mas os esforços não surtiram efeito. O contrato foi cancelado após quatro anos, e agora cabe à SPTrans desenvolver um novo sistema antifraude. A expectativa da Secretaria de Mobilidade e Transportes é que a tecnologia entre em operação ainda em 2020. “A empresa orienta a comprar créditos somente em um dos mais de 8.000 postos credenciados e não adquirir cartões anunciados como mais baratos e de créditos abaixo da tarifa oficial”, destaca o órgão.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário