COTIDIANO

Centenas de ambulantes continuam a disputar vendas em meio a veículos na Marginal Tietê

Publicado às 10h30

Por Gabriel Cabral

Há dois anos, a ideia da Prefeitura de São Paulo era, com o Programa Marginal Segura, acabar com os vendedores ambulantes que arriscam suas vidas na Marginal Tietê, entre as zonas Norte e Oeste em direção ao Centro. Entretanto, apesar do projeto, os trabalhadores continuam a atuar sob risco e dividem espaço com carros, motos e caminhões.

Uma pesquisa informal divulgada pelo portal G1 afirma que cerca de 1600 ambulantes atuam entre as pontes Piqueri e a Avenida Cruzeiro do Sul. Às vezes também é possível encontrá-los na Marginal Pinheiros.

Os produtos vendidos, na maioria das vezes, são sempre os mesmos: águas, balas, chocolates, pipocas e amendoins. Em conversa, um deles conta que em um dia produtivo conseguem lucrar cerca de R$70 ou R$80. A maioria deles prefere não dar entrevistas, estejam os profissionais com câmeras ou microfones.

Vendedor ambulante na Marginal Pinheiros. Foto: Fernando Moraes

O início da história que obrigou estes vendedores a estarem em situação de risco são bem parecidas. A falta de emprego é (quase) sempre o primeiro e principal motivo.

Eles também explicam sobre a lógica e a estratégia que envolve as vendas nas ruas. Dias de sol, por exemplo, são melhores por causa da procura por bebidas, como águas e refrigerantes. Antônio Carlos, de 63 anos, trabalha como ambulante há 14 anos e explica que a disputa pela freguesia nunca foi tão grande. “De 2014 pra cá aumentou muito. Fazer o quê? Não tem emprego, né filho?”, afirma.

A veterana Ana Paula vende seus produtos no local desde os 13 anos. Hoje com 27 anos, ela conta que paga o INSS para garantir sua aposentadoria no futuro.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market