COTIDIANO

Círculo do bem: Por que valorizar o comércio do bairro na pandemia é vital?

Publicado 03/04, às 12h20

Por Cristina Braga

A pandemia do novo coronavírus, especialmente no Brasil, está deixando rastros impagáveis na economia do nosso país, com o comércio baixando as portas – aqueles que não prestam serviços essenciais –, apontando significativas quedas de faturamento. Alguns comerciantes, inclusive, apostaram forte no delivery para continuar produzindo seus serviços e produtos. Então, como podemos atravessar a pandemia com o mínimo de prejuízos?

Visão aérea da região de Pirituba. Foto: Arquivo Folha Noroeste

Vamos fazer contas. Se os pequenos negociantes são responsáveis pela metade dos empregos formais no país e quase um terço de toda a riqueza, eles precisam justamente de nós, consumidores, para se manterem e segurar os empregados. É o comerciante do bairro, aquele que você conhece há muitos anos, que mais precisa de incentivos para continuar “respirando”. Comprar do pequeno negócio faz o dinheiro circular pelo seu bairro.

“Nesse momento de muitas dificuldades e incertezas, valorizar o comércio local é fundamental para a manutenção dos empregos na região. Assim, contribuímos para que esses negócios, que tanto colaboram para o desenvolvimento local, sejam mantidos”, considera Leonardo Ramos, superintendente da Distrital Noroeste da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Vimos uma verdadeira rede de apoio sendo criada nos condomínios e na vizinhança, por meio de aplicativos que sugerem a compra na banca do Zezinho, ou açougue do seu Manoel, além das “quentinhas” do restaurante da Dona Maria, avisando que é ideal circular em pequenas distâncias, sem aglomerações, dando fôlego ao comércio do bairro. É verdade que o consumo local afeta até o trânsito, já que produz menos deslocamentos pela cidade, além de contribuir para o meio ambiente, com a redução da emissão de gases poluentes de carros e ônibus.

Desenvolvimento lento de pequenas e médias empresas prejudica ...

O próprio SEBRAE avalia como vantajosa a compra em pequenos negócios, “pois o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos e médios empreendedores”. “Há estímulos para a empresa inovar, melhorar seu desempenho e aperfeiçoar o atendimento.”

É o círculo do Bem (do consumo, da mercadoria) para o bem de todos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise