COTIDIANO

Estações recebem teste para liberação de catraca via celular

Publicado às 13h20

Por Gabriel Cabral

Sete estações do metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) testam a partir desta terça-feira, 3, projeto-piloto implantado para liberar passagem de usuários pelas catracas através do celular. A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (SMT).

No teste, os usuários do transporte público aproximam códigos de um leitor de QR code presente nas catracas das estações Autódromo (9 – Esmeralda), Tamanduateí (10 – Turquesa), Dom Bosco (11 – Coral), Aeroporto-Guarulhos (13 – Jade), São Judas (1 – Azul), Paraíso (1 e 2 – Azul e Verde) e Pedro 2° (3 – Vermelha). Os testes vão até 18 de outubro.

Os códigos que liberam a passagem dos usuários podem ser comprados com cartão de crédito por meio de um aplicativo, com cartão de débito, em totens instalados nas estações ou com dinheiro, na própria bilheteria.

Plataforma de embarque da estação Paraíso (zona sul). Foto: Rubens Cavallari/Folhapress

No caso das compras realizadas com débito ou dinheiro, é emitido um bilhete com o código, que deve ser encostado nos leitores. Para quem comprar com cartão de crédito por meio do aplicativo VouD, o código é recebido no próprio aparelho, que pode ser encostado no leitor das catracas das estações. A gestão estadual recomendo que os bilhetes impressos sejam utilizados em até 72 horas após a compra, para evitar que os códigos impressos sofram alterações e problemas.

Durantes o período de testes, os usuários apenas poderão comprar um bilhete por vez e sem possibilidade de integração com ônibus.

O aplicativo VouD podem ser baixados em aparelhos com sistemas Android ou iOS.

De acordo com a secretaria, o teste é feito em parceria com o CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) e não tem custo para o governo do estado.

A ideia da pasta é que o pagamento da tarifa com o QR code substitua futuramente a maior parte das compras de bilhete magnético unitário.

0409 QR Code Metrô 1

0409 QR Code Metrô 2

0409 QR Code Metrô 3
Foto: Artes do Jornal Agora