COTIDIANO

Fiação elétrica cai na calçada e mulher morre eletrocutada durante temporal

Publicado em 07/11, às 11h50

Por Priscila Perez

Uma mulher de 40 anos morreu eletrocutada enquanto caminhava em direção à sua casa, no Capão Redondo, na zona sul da cidade. Maria Aparecida Cardos acabou encostando no fio energizado que estava solto do poste durante o temporal que atingiu a cidade na última terça-feira, 5 de novembro. A ventania teria causado a queda da fiação elétrica. A copeira não resistiu à descarga elétrica e morreu por volta das 19h10 da noite.

Local onde ocorreu o acidente. Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress.

Assim como ela, quantos munícipes não encontram fios soltos e bagunçados enquanto caminham pelas calçadas da região? A Folha Noroeste já recebeu inúmeras notificações a respeito. O problema, infelizmente, faz parte da rotina do pedestre, que precisa driblar os obstáculos no chão, como buracos e entulhos, e ainda prestar atenção se não há algum fio solto do poste (que também pode estar em mau estado de preservação ou com cabos emaranhados).

O cenário mais comum é encontramos emaranhados de fios de energia, telefonia e internet nos postes. Por isso, o perigo é real. Para se ter ideia, o Corpo de Bombeiros registrou 102 casos de choques elétricos causados pelo mesmo problema só neste ano. De janeiro a outubro, foram 182 quedas de fiação. Em âmbito estadual, os Bombeiros receberam 1.366 notificações relacionadas ao problema, 23% a mais se comparado a 2018.

Fio solto na Avenida Ibirapuera. Foto: Ronny Santos/Folhapress.
E o projeto que prevê o enterramento dos fios?

Ele existe, mas apenas 66 km de fios serão enterrados. A região central será a primeira a ser beneficiada pela iniciativa. Bairros como Santa Cecília, Jardins e Consolação terão suas ruas livres de postes até 2020.

Enel notificada

Segundo a empresa, a fiação caiu devido à tempestade com ventos e raios. A concessionária também será obrigada a prestar esclarecimentos ao Procon-SP sobre as medidas que serão tomadas para evitar novos acidentes.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário