COTIDIANO

Lei que proíbe fogos de artifício barulhentos na capital ainda não foi regulamentada

Publicado em 30/12, às 12h30

Por Priscila Perez

Quanto mais próximo estamos do Réveillon, maior é a preocupação com a soltura de fogos de artifício. O barulho causa grande incômodo a quem mora no entorno da “festa”, além de atormentar nossos animaizinhos. Não à toa, o paulistano agradeceu quando a Prefeitura instituiu no ano passado a lei que “proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos, de artifícios e de quaisquer artefatos pirotécnicos barulhentos dentro do município de São Paulo” em benefício de idosos, bebês, pessoas com autismo e animais.

Queima de fotos. Foto: Pixabay/Reprodução.

Porém, de lá para cá, a legislação sequer foi regulamentada – e o entrave não é simples. Questiona-se se a medida, que aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é constitucional. A ação foi movida pela Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi) por “ferir os princípios da livre iniciativa e do valor social do trabalho”.

O imbróglio judicial gira em torno da possível inconstitucionalidade da medida, que seria de competência federal. Ou seja, apenas a União poderia legislar sobre o tema. Em abril deste ano, o ministro Alexandre de Moraes chegou a argumentar que os “artefatos pirotécnicos poderiam ser considerados materiais bélicos”, o que ressaltaria a questão federal. Por isso, até agora, nenhuma punição foi aplicada na capital paulista pela utilização de fogos barulhentos. A multa prevista é de R$ 2 mil, podendo ser quadruplicada a partir da segunda reincidência.

Apesar da confusão, o Réveillon na Avenida Paulista continuará silencioso neste ano, para o alívio dos animais que sofrem com o barulho dos fogos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market