COTIDIANO

Metrô de SP acumula maior número de falhas graves desde 2000

Foram 44 incidentes e 61 h de circulação afetada de janeiro ao começo de junho

Publicado às 9h15

Folha de SP

a dos passageiros.

Levantamento exclusivo feito pela reportagem, baseado em dados obtidos via Lei de Acesso à Informação, mostra que foram 44 incidentes notáveis no período analisado, o maior número desde 2000.

Esses problemas, ocorridos nas cinco linhas administradas pela companhia (exceto a linha 4-amarela, sob concessão da ViaQuatro), sob a gestão do governador Márcio França (PSB), provocaram de alguma forma dano na circulação dos trens por 61 horas (dois dias e meio) de janeiro até o início de junho. França assumiu em abril, no lugar de Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato à Presidência.

Em número de horas, 2018 só fica atrás de 2016, quando as falhas somaram 65 horas entre janeiro e 11 de junho (quando os dados foram solicitados à companhia).

O levantamento mostra ainda que a quantidade de falhas dentro do período analisado tem aumentado gradativamente desde 2014. Nos primeiros dez anos, a média era de 1 falha notável em pouco mais de 8 dias. Atualmente, o intervalo caiu para 1 a cada 4 dias.

A linha mais antiga do Metrô é também aquela com o maior número de problemas relatados —4 em cada 10 foram registrados na linha 1-azul. Desde 2000, foram registradas 444 falhas notáveis nessa linha, ou 37,4% do total. Segunda linha mais antiga, a 3-vermelha vem logo a seguir, com 30% dos problemas graves.

Administrada pela iniciativa privada, a linha 4-amarela já registrou neste ano 16 falhas notáveis. Em todo o ano passado, foram apenas dois casos a menos (18).

A linha 4 considera como incidente notável uma falha que interfere na prestação do serviço (circulação de trens) por tempo três vezes maior do que o intervalo entre trens programado para o período.
No geral, os números são relativos somente a problemas técnicos, não levando em consideração, por exemplo, paralisações causadas por passageiros na pista.

Professor do Mackenzie Campinas, o engenheiro de tráfego Luiz Vicente Figueira de Mello Filho afirma que manutenções preventivas e preditivas (quando se faz um checklist procurando pelos problemas) são fundamentais para detectar problemas antes que ocorram, evitando a paralisação do sistema.

“Se não houve aumento de frequência, o número de viagens continua o mesmo, então é claro que está diretamente relacionado à perda de processo de manutenções preventivas e falta de metodologias na manutenção preditiva, aquela que faz a checagem diária”, diz.

Mello Filho afirma que o orçamento de 2019 tem que ser discutido agora, com um volume maior para a manutenção. “Quais são as alternativas que temos para que a população não seja prejudicada nessa condição?”, questiona.

Os passageiros também têm notado o aumento no número de falhas no metrô. Para eles, a qualidade do serviço não é a mesma de anos atrás.

“Chega uma hora em que você se acostuma com o que está errado, o que não faz sentido”, afirma o dentista Giovanni Demarchi, 25, que usa a linha 1-azul diariamente entre o Paraíso de a Vila Mariana.
O Metrô afirma que foi considerado pelo quarto ano consecutivo como melhor meio de transporte pelo Datafolha.

A companhia diz que o número de incidentes notáveis está dentro dos padrões internacionais de qualidade e é proporcional ao número de viagens realizadas, passageiros transportados e quilômetros percorridos. Afirma ainda que os eventos não necessariamente causam interrupção no serviço.

Segundo o Metrô, os dados mostram a qualidade e “altíssima disponibilidade” do sistema, porque todos os dias faz 3.700 viagens, com índice de disponibilidade que supera os 99% na média.

Afirma também que “é natural” que quando novas estações e linhas iniciem prestação de serviço, como no caso da 5 e da 15, o número de ocorrências aumente, “seguido de uma grande queda”.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus