COTIDIANO

Muro de vidro da USP não foi concluído um ano após inauguração

No dia 4 de abril de 2018, ex-prefeito João Doria (PSDB) inaugurou obra incompleta

Publicado às 9h40

G1 São Paulo

muro de vidro da raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP), na Marginal Pinheiros, na Zona Oeste da capital, inaugurado em 4 abril de 2018, ainda não está concluído.

O muro de concreto, com cerca de 2,2 km de extensão, ainda não foi totalmente substituído pelas placas de vidro.

Na manhã desta quarta-feira (3), pelo menos 14 placas estavam quebradas.

A obra foi entregue incompleta em 4 de abril do ano passado pelo então prefeito da cidade João Dória (PSDB), atual governador do estado. A obra provocou polêmica ao ser anunciada e foi defendida por Doria, que fez uma inauguração simbólica do muro antes de sair da Prefeitura de São Paulo.

Vidros doados

Os painéis de vidro têm 3,15 metros de altura e substituem parte do muro de concreto que separa a Cidade Universitária da Marginal Pinheiros. Os vidros de 12 milímetros de espessura têm adesivos pretos com a ilustração de uma ave da mesma cor. A ideia é que animais não colidam com o muro.

A obra, avaliada à época em R$ 15 milhões, partiu de doações de 52 empresas da iniciativa privada. O objetivo era integrar a Cidade Universitária e suas atividades esportivas na raia olímpica com quem passasse pela marginal. Carros considerados pequenos, porém, não permitem ao motorista ou passageiros verem o que é praticado lá dentro.

Além disso, 15 dias após a inauguração, as primeiras placas começaram a aparecer quebradas. No começo havia especulação de que vidros teriam sido danificados por vandalismo. Cogitou-se a possibilidade de pessoas que passariam pela marginal terem atirado objetos nas placas.

Laudo da perícia da Polícia Técnico-Científica indicou, no entanto, que os vidros estavam quebrando por falta de estrutura na obra. Além disso, a vibração provocada pelos veículos que passavam pela via ao lado aliada a problemas na instalação provocavam os danos nos painéis.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • One umbrella
  • Hot hat
  • Sea shore
  • Bernini tree
  • Seatree
  • Red Baggs
  • Yellow Baggs
  • White Baggs
  • Plumeria (frangipanier)