COTIDIANO

Opinião: Começo Dourado com Soninha Francine

Publicado em 04/8/2020 às 9h45

Por Soninha Francine

Agosto é marcado pela semana mundial do aleitamento materno

São tantas as cores atribuídas aos meses do ano que já não sou capaz de enumerá-las sem consultar o Calendário Oficial (ou, pra ser sincera, o Google).Algumas são fáceis: Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama (aliás, já fez seu autoexame hoje?); Novembro Azul, o de próstata. Maio Amarelo traz a reflexão sobre segurança no trânsito; o Amarelo em Setembro, o combate ao suicídio.

Agosto começa Dourado com a Semana Mundial do Aleitamento Materno e a repetição paciente de informações importantes: não existe alimento melhor para bebês que o leite materno; a amamentação tem efeitos positivos também para a saúde da mãe. Nos primeiros seis meses de vida, não é necessário oferecer nenhum outro alimento – papinhas, chás e sucos são totalmente dispensáveis. Mães que não puderem estar presentes podem deixar o leite armazenado para o dia!

Uma de minhas maiores “frustrações maternas” foi ter tido dificuldade para amamentar minhas filhas. Pensava que mães e bebês se entendiam de imediato; a criança “pega o peito”, a mamada dura um tempo e pronto, bebê alimentado e feliz. Descobri que pode haver problemas diversos: o bico não está no formato certo, leite empedrado, mastite… O conhecimento das pessoas mais velhas pode ajudar, mas também pode vir misturado a crenças antigas que, além de não funcionarem, chegam a fazer mal!

Resistir aos conselhos e certezas de quem quer ajudar é bem desafiador. Se você estiver com dificuldades para amamentar, vai aí um conselho honesto: procure um profissional de saúde da sua confiança! Seja na UBS ou em clínica particular, peça ajuda. Sem se sentir culpada ou incapaz (um clássico!), simplesmente peça ajuda.
Tenho vontade até de dizer “se precisar, me liga”! Felizmente, até pela internet se encontra apoio em fontes confiáveis. A página www.blog.saude.gov.br, do Ministério da Saúde, traz ótimas “10 coisas que você precisa saber sobre amamentação” (link encurtado: https://bit.ly/2Dsl8fK).

Acreditem, mãe NÃO NASCE PRONTA! Bom agosto a todas.