COTIDIANO

Perfil de estupro muda de acordo com região de SP, mostra estudo

Áreas com maior risco para esse tipo de crime no interior são Ibiúna e Itanhaém

Publicado às 10h50

Agência Estado

Entre os indicadores, o IECV Dignidade Sexual é o único que piorou no Estado inteiro. Após analisar a dinâmica do crime nas áreas com pior resultado, o Sou da Paz concluiu que o perfil de estupros varia de acordo com a região e, por isso, cada uma demanda políticas de segurança específicas.

Segundo o relatório, as áreas com maior risco de estupro no interior são Ibiúna e Itanhaém. Na capital, o destaque negativo é das regiões da Consolação (4.º Distrito Policial) e Pari (12.º DP), ambas no centro.

Ao analisar os boletins de ocorrência registrados no primeiro semestre, o Sou da Paz constatou que 86% das vítimas em Ibiúna tinham até 15 anos. Em Itanhaém, o índice foi de 60%. Nesses casos, os crimes eram cometidos, na maioria das vezes, por pessoas próximas do círculo pessoal, como parentes, vizinhos ou amigos.

Já na capital o cenário se inverte: 25% das vítimas na Consolação e 27% no Pari faziam parte dessa faixa etária. Também era maior o porcentual de crimes cometidos fora do ambiente doméstico. “Os casos de violência sexual praticados por pessoas que as vítimas não conheciam previamente foram muito mais representativos, chegando a 50% no 4.º DP (Consolação)”, diz o relatório. Na Consolação, um quarto dos estupros aconteceu em vias públicas e outros 42% em espaços privados que não eram residências.

Em nota, a SSP reconhece não existir um padrão nesse tipo de crime, mas diz que “a análise do histórico acrescenta pouca possibilidade no tocante à prevenção pela presença”. Segundo a pasta, 85% dos estupros no Estado ocorrem em locais “fora da competência de atuação preventiva da polícia, sendo 65% no interior de residências”. “E São Paulo é pioneiro no combate à violência doméstica, contando com 133 Delegacias da Mulher.”

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market