COTIDIANO

Poupatempo começa a emissão do novo modelo de RG

Publicado às 10h15

Por Gabriel Cabral

A emissão dos novos modelos de RG (carteira de identidade) está disponível nas unidades do Poupatempo do Estado de São Paulo a partir desta terça-feira, 20. O novo modelo contará com outros números de documentos e facilitará a vida do cidadão, que terá mais documentos em um só.

A partir de agora, também poderão constar no RG os números do Título de Eleitor, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, Cartão Nacional de Saúde, tipo sanguíneo e fator Rh, NIS/PIS/Pasep.

O modelo mais antigo continuará valendo, mas, quem optar por tirar o documento a partir de hoje, já terá o novo modelo. Vale lembrar que o RG tem validade de dez anos, ou seja, se o seu anterior foi emitido há mais dez, você deverá correr para emitir um novo.

Para poder inserir os novos números de documentos no novo RG, o cidadão deverá comparecer no Poupatempo com os documentos originais de cada um, como Título de Eleitor e CNH.

Inclusão

O novo documento ainda possibilita que o cidadão inclua seu nome social no documento, mesmo sem necessidade de alteração do registro civil. Também, o registro geral contará com indicativos de portadores de deficiências físicas, visuais, mentais e motoras.

“A inclusão de informações adicionais no documento será facultativa”, informa o governo do estado, por meio da assessoria.

O novo modelo é uma solicitação do Governo Federal publicada em 2019, onde se implanta o DNI (Documento Nacional de Identidade).