COTIDIANO

Procon convoca grandes empresas para garantir direitos respeitados na Black Friday

Publicada em 23/11/2020 às 11h44

Por Cristina Braga

O Procon-SP realizou mais uma reunião preventiva para discutir sobre a Black Friday, evento que acontece no próximo dia 27 em que lojas promovem descontos e promoções. O objetivo é que os estabelecimentos estejam preparados para a data e que o consumidor possa aproveitar as ofertas sem problemas durante ou após as compras. Em 2019, somente na semana da Black Friday, houve 315 reclamações registradas no Procon-SP. No geral, no ano passado, o principal problema relatado pelos consumidores com relação à data foi a não entrega ou demora na entrega, com 988 queixas.

“Mais um contato orientando as empresas a terem muita cautela com descontos maquiados e falsas propostas, a atenderem bem o consumidor e a exercitarem a política de trocas”, afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP. “Também estão sendo orientadas a respeitarem o direito ao arrependimento presente nas compras online, que é poder cancelar a compra no prazo de sete dias”, complementa. Os fornecedores estão apresentando os seus planejamentos e assumindo o compromisso de transparência e de reforço no atendimento para que problemas e dúvidas dos consumidores sejam prontamente solucionados, mas o Procon-SP segue monitorando e casos de desrespeito à legislação serão multados.

Dicas para comprar na Black Friday
Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional. Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o produto que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.