COTIDIANO

Reclamações sobre buracos lideram ranking de problemas relatados à Ouvidoria

Publicado em 30/01, ás 12h45

Por Priscila Perez

A Prefeitura de São Paulo registrou um aumento de 32% no número de queixas sobre buracos e problemas de pavimentação em 2019. Segundo dados da Ouvidoria, divulgados na última quarta-feira, 29 de janeiro, foram relatadas 2.604 reclamações no ano passado, contra 1.975 registradas em 2018. Nesse mesmo período, a administração municipal, sob o comando de Bruno Covas, aplicou apenas 42% da verba disponível para manutenção do asfalto e reforma dos corredores de ônibus, ambos em situação precária.

Asfalto precário em faixa exclusiva para ônibus. Foto: Reprodução/Rivaldo Gomes/Folhapress.

Na prática, apenas metade da verba alocada para o setor foi realmente usada no ano passado – R$ 81,7 milhões de um total de R$ 195,4 milhões. Sobre a questão orçamentária, a Secretaria Municipal da Fazenda limitou-se a dizer que “empenhou 65% dos recursos”, sem justificar porque deixou de investir o restante. Já a SPTrans destacou que serão abertos em fevereiro os envelopes com as propostas de empresas interessadas em realizar a manutenção de faixas e corredores exclusivos de ônibus.

Reclamações na zona noroeste
Tapa-buraco em Pirituba. Foto: Divulgação.

Ainda de acordo a Ouvidoria, em Pirituba e região, as demandas mais comuns são: buraco e pavimentação (11,6%), poda de árvore (5%), qualidade do atendimento (2,8%), calçadas, guias e postes (2,2%), drenagem de água da chuva (2,2%) e veículos abandonados (1,7%). Já na região da Sub Lapa, o serviço de poda é o mais reclamado pelo munícipe – correspondendo a 10,8% das queixas. Em seguida, são relatados problemas como abandono de veículos (4,8%), calçadas, guias e postes (3,6%), qualidade de atendimento (3%), estabelecimentos comerciais, indústrias e serviços (2,4%), poluição sonora (2,4%) e buraco e pavimentação (1,2%). Vale lembrar que as queixas são registradas no canal após o problema não ter sido resolvido pela Central de Atendimento 156

Veja também: Obras de recapeamento chegam à Avenida Jornalista Paulo Zingg; Cantídio Sampaio e Estrada de Taipas estão no radar

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário