COTIDIANO

Remoção de árvore leva até quatro meses para ser efetuada na capital

Publicado em 27/01

Por Priscila Perez

As podas e remoções de árvores em áreas privadas foram autorizadas recentemente pela Prefeitura de São Paulo. Agora, o munícipe pode contratar empresas particulares para realizar o serviço, desde que haja o acompanhamento por um agrônomo.

Porém, quem precisa podar ou remover uma árvore localizada em espaços considerados públicos, como a calçada, ainda está preso ao antigo sistema. Ou seja, é necessário obter o aval da subprefeitura responsável para efetuar qualquer mudança no calçamento, o que pode levar até 120 dias – cerca de quatro meses. Esta é a previsão da Prefeitura.

remoção de árvore
Remoção na zona oeste. Foto: Reprodução/Leandro Moraes/UOL,

O processo, além de lento, precisa ser feito presencialmente. Uma alternativa à burocracia é apresentar o laudo privado junto à regional. Segundo Ricardo Viegas, secretário-adjunto do Verde e do Meio Ambiente, a “recomendação de grau de emergência” pode acelerar o processo e reduzir o prazo. Neste caso, se a administração municipal não se manifestar reprovando o laudo técnico, o serviço é autorizado.

Nos próximos 15 dias, a Prefeitura espera colocar no ar um sistema em que o cidadão possa registrar sua solicitação de remoção e enviar o laudo pela internet.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário