COTIDIANO

Reorganização do sistema de transportes já extinguiu 39 linhas de ônibus em São Paulo

Publicado em 25/10, às 8h50

Por Priscila Perez

Muitos usuários do sistema de transporte público da capital já notaram a ausência de algumas linhas de ônibus, que simplesmente desapareceram ou sofreram alterações bruscas em seu itinerário nos últimos meses. De janeiro a setembro deste ano, o fenômeno atingiu 39 linhas da cidade, com 392 alterações, e sete foram criadas nesse período.

Após a complicadíssima licitação do sistema, que se arrastava desde 2013, a gestão Bruno Covas (PSDB) finalmente assinou os 32 contratos previstos com as empresas de ônibus em 6 de setembro. Mas, de lá para cá, mudanças começaram a surgir em toda a cidade e, pelo jeito, não fazem parte do acordo. Quem garante é a SPTrans (São Paulo Transporte).

licitação de ônibus
Foto: Danilo Verpa/Folhapress

No ano passado, inclusive, o então secretário municipal dos Transportes Sérgio Avelleda chegou a afirmar que “as mudanças seriam lentas, graduais e com participação da população”. E tudo isso só ocorreria seis meses após a assinatura dos contratos – sem atropelar as três etapas previstas no plano de reorganização do sistema. Pelo acordo, serão até 48 meses de alterações e readequações.

Segundo a SMT, na primeira fase, com duração de 24 meses, haverá mudanças em 874 linhas (72,4% da rede). Depois, ocorrerão alterações mais amplas em grupos de trajetos – realizadas em até 36 meses. Já a última fase prevê alterações de maior abrangência territorial ligadas a obras estruturais. As linhas da madrugada, entretanto, permanecerão intactas.

Cortes chamam atenção
Foto: Via Trolebus

Apesar do planejamento, os recentes cortes chamaram a atenção do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Em agosto, por exemplo, as linhas 2025, 7600 e 314V já tinham sido substituídas. A 6262/21 Vl. Leopoldina – CPTM Leopoldina é outra que deixou de operar na capital ainda em outubro. “Os cortes atropelaram uma discussão que ainda deveria acontecer”, pontua Rafael Calabria, pesquisador em mobilidade urbana do instituto.

Sobre a questão, a SPTrans reafirma que as modificações no sistema em nada tem a ver com os contratos firmados. “A implantação deste novo sistema não começou.” Quanto à linha da Leopoldina, ela foi substituída devido à baixa demanda. A média de passageiros era de 20 pessoas por dia útil.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Guten morgen
  • Kellie
  • Kellie
  • Kellie
  • "Kiez me tender" :copyright: piwiyan
  • Mauvais œil/bonne étoile
  • bonne étoile/mauvais œil
  • Nat cleans the squids
  • Ramadan lamp