COTIDIANO

TCE autoriza Gestão Doria a retomar concessão de presídios à iniciativa privada

Publicado em 12/12, às 11h40

Por Priscila Perez

Lançada em setembro, a licitação que oferece quatro unidades prisionais do Estado à iniciativa privada foi autorizada nesta quarta-feira, 11 de dezembro, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O edital havia sido suspenso no dia 14 de outubro pelo conselheiro Sidney Beraldo devido à “ocorrência de possível violação à legalidade e competitividade desejadas”. Agora, ele mesmo destravou o processo

Sessão do TCE. Foto: Léo Arcoverde/G1.

Com o resultado, a Gestão Doria tem o caminho aberto para retomar a concessão dos centros de detenção provisória (CDPs), que passarão a funcionar em esquema de gestão compartilhada. A medida foi uma das principais promessas de campanha do governador de São Paulo, João Doria. A única condicionante imposta pelo TCE prevê o acompanhamento trimestral do contrato entre a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) e a futura empresa administradora do presídio.

De acordo com a licitação, as novas unidades prisionais, ainda em construção, deverão ser entregues ainda este ano. Elas ficam em cidades distante da capital: são duas em Gália (a 393 km de São Paulo) e as outras em Aguaí (a 193 km) e Registro (a 188 km). Juntas, elas adicionam ao sistema prisional quase 3,3 mil vagas.

Foto: Reprodução/Fotos Públicas.
Gestão compartilha

O novo modelo defendido pelo Governo de São Paulo pode elevar em até 60% o custo por preso, saltando de R$ 2.428,57 (administração direta) para R$ 4.008,93 (administração compartilhada). Embora o preço seja elevado, a Gestão Doria argumenta que a contratação vale a pena por conta da eficiência e qualidade do serviço. “O Estado poderá até gastar menos no modelo puramente público de gestão, mas certamente não proporcionará à população carcerária a mesma infraestrutura para o cumprimento da pena que pode ser oferecida em um modelo de gestão compartilhada, gerando reflexos em diversos fatores não mensuráveis financeiramente com relevantes impactos à sociedade”, aponta o governo.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market