COTIDIANO

Última semana de inverno terá chuva e manhãs frias em SP

Primavera começa sábado; temperatura chega a até 28ºC nos próximos dois dias

Publicado às 9h50

Jornal Agora

A última semana do inverno na capital paulista terá manhãs mais frias, dias ensolarados e pancadas de chuva. A primavera começa no sábado, às 22h54. Nesta terça (18) e quarta-feira (19), a temperatura das madrugadas deve oscilar entre 16º C e 17º C.

Durante o dia, o sol vai aparecendo e a temperatura sobe, chegando a 26ºC e 28ºC, respectivamente. A sensação é de tempo abafado, embora as taxas de umidade do ar continuem altas, próximas dos 47%. Não há risco de temporal.

O total de chuva acumulado em setembro na cidade, até a manhã desta segunda (17), foi de 42,4 mm, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em 17 dias, já choveu cerca de 50% da média normal de chuva para setembro, que é de aproximadamente 85 mm —em 2017, o mês de setembro, muito mais seco, fechou com apenas 11,1 mm.

No estado paulista, o maior risco de chuva forte é para o norte, a Mantiqueira e Vale do Paraíba. Na Grande São Paulo, o sol aparece entre muitas nuvens e chove principalmente na madrugada e pela manhã.

Nos últimos dias, a chuva vem causando transtornos no estado. Um temporal com granizo e vendaval provocou a queda de 50 árvores e danos em 50 telhados em Itapetininga (a 172 km de SP) no último sábado (15) à tarde. De acordo com a prefeitura, apesar da intensidade, o temporal não deixou feridos.

A chuva de granizo também deixou parte da cidade sem energia elétrica e os ventos fortes obrigaram a administração municipal a substituir quatro semáforos. A prefeitura afirma que para cada árvore derrubada pelo vendaval cinco serão plantadas. A Defesa Civil do município permanecia ontem em alerta.

NO PAÍS 

As pancadas de chuva atingem não só São Paulo, mas também os outros estados do Sudeste, grande parte do Centro-Oeste e o sul da Amazônia.

Nessas regiões, áreas de instabilidade associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica e ao fluxo contínuo de ar quente e úmido amazônico favorecem a ocorrência de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento ao longo do dia. Há risco de temporais isolados.

Já no leste do Sul do país, ventos úmidos que sopram do mar causam chuva fraca e isolada. Nas demais áreas da região, o dia começa com muitas nuvens, mas o sol aparece com força e não chove.

O sol brilha forte, faz calor e não chove em toda as áreas do Nordeste e no centro-sul do Tocantins. Tempo aberto com sol entre nuvens, temperatura alta e pancadas isoladas de chuva durante a tarde nas demais localidades do Brasil.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário