COTIDIANO

Artigo – Uma ponte para o futuro

Publicado em 17/03, às 14h10

Artigo enviado por Edson Domingues

Em 1989 tivemos a oportunidade de participar da Assembleia Municipal Constituinte. Na ocasião a cidade organizava suas próprias Leis na esteira da Constituinte de 1988. O processo de construção da Constituinte foi inovador. Pela primeira vez desde a redemocratização era consultada a sociedade. Foi na Constituinte Municipal, por exemplo, que o Parque do Jaraguá passou a ser considerado bem especialmente protegido.

Passados estes 31 anos, a região Noroeste ganhou novos parques e um grande desenvolvimento econômico. Neste período, consolidamos a definitiva transição de periferia quase rural, para região de serviços e desenvolvimento.

Parque Estadual do Jaraguá. Foto: Eugênio Pacceli.

Pirituba, por exemplo, é sem dúvida o bairro que mais cresce em São Paulo. Dois grandes empreendimentos imobiliários consolidam este desenvolvimento. Conquistamos uma Escola Técnica Federal e já se avizinha uma nova unidade do SESC. Com muita luta avançamos na conquista de uma Casa de Cultura. Em breve teremos uma nova ponte sobre o Rio Tietê.

Mas qual desenvolvimento que queremos para os próximos 30 anos? Inevitável que teremos, em razão da lei de zoneamento, uma ampliação da verticalização no entorno do eixo ferroviário e dos corredores de ônibus. Em contrapartida teremos perda de permeabilidade e agravamento dos efeitos de chuvas mais intensas e localizadas. Somente a inovação da gestão urbana poderá garantir a qualidade de vida que ainda desfrutamos. Não suportaremos mais os crescentes e sufocantes congestionamentos.

A capacidade de suporte do sistema de trilhos da região Noroeste já está saturada. Utilizamos a estrutura da malha ferroviária do período do Café associada aos trens ultramodernos, com inevitáveis panes no sistema.

Linha 7-Rubi, da CPTM. Foto: Reprodução/Marivaldo Oliveira/Estadão Conteúdo.

A Freguesia do Ó conseguiu, ainda que com obras paralisadas, já com previsão de retomada, a linha Laranja do Metrô. Ampliar a capacidade da Linha Rubi da CPTM é um primeiro passo para a inovação de gestão urbana regional.

Traçado da futura linha 6 Laranja do Metrô que vai de São Joaquim até a Brasilândia

Precisamos de uma radical mudança na agenda política. Mais do que nunca devemos reivindicar um novo ramal de trilhos de alta capacidade para a região. Devemos exigir do novo Prefeito que será escolhido em outubro, o compromisso com o transporte rápido e moderno. Sem isso, não chegaremos a próxima década com padrão de sustentabilidade que sonhamos.

A região Noroeste merece uma linha de Metrô!

Edson Domingues, ambientalista, é sociólogo graduado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

 

 

 

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