EDUCAÇÃO

Colégio Wellington valoriza horta orgânica e o poder dessa escolha para seus alunos

Publicado em 06/11, às 8h20

Por Cristina Braga

Praticamente um terço da vida do aluno é ocupada no ambiente escolar. É tempo suficiente para aprender além das matérias curriculares, alimentação equilibrada em meio à educação ambiental. Em consonância com este pensamento, o Colégio Wellington, na zona norte, desenvolveu o Projeto ‘Escola na Horta’ voltado para educandos do ensino Infantil, Fundamental e Médio, a fim de que eles possam aprender o cultivo das hortaliças para que, a partir da atividade de plantar, cuidar e colher, “passem a valorizar as práticas campesinas”, diz a direção do colégio.

Alunos em visita à horta. Foto: Reprodução/Instagram.
O desabrochar da Horta

À frente do ‘Escola na Horta’ está Lara Folster, fundadora da empresa Lanche &Co e proprietária do Sitio Orgânicos do Colina. Ela conta que a horta fica no sítio a 40 Km do Colégio. “São 18 mil m² de plantio que supre toda a cadeia da Lanche & Co e do colégio. Os alunos vêm esporadicamente até a horta que é certificada pela OIA Brasil (Organização Internacional Agropecuária), plantam e colhem e ainda levam o plantio para casa”, explica Folster. Segundo a direção do Wellington, a ideia é “promover uma mobilização social e conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância da alimentação da população em geral e, principalmente, das comunidades mais carentes. Incentiva os alunos a permanecerem no campo e agregarem valor à saúde, além de intervirem na cultura alimentar”.

Estruturado dentro do eixo Terra-Vida-Trabalho, o projeto visa quebrar as barreiras escolares alcançando até o ambiente familiar. “O aluno, ao observar que o objeto do seu trabalho está sendo consumido – e não ficando apenas à mercê de sua nota -, tem a sua autoestima elevada. Trabalhar a terra no assentamento é necessário; o campo é responsável pela manutenção da cidade no que diz respeito à alimentação”.

Lara ressalta que os alunos aprendem como funciona toda a cadeia de produção, a importância da alimentação orgânica, o trabalho que dá para plantar, como fomentar o pequeno produtor e o poder dessa escolha natural. Junto com outros professores, como de ciências, por exemplo, entendem o ciclo de alimento, como funciona na terra, o que pode conter uma produção orgânica e receitas com o fruto.

Projeto “Escola na Horta”. Foto: Reprodução/Instagram.
Importância do hábito alimentar saudável

Foster relata sua própria experiência com comida saudável. “Cansada de competir com salgadinhos e refrigerantes dos amiguinhos do filho mais velho, já que ele levava sanduichinho de pão caseiro, comecei a fazer o lanche para a Educação Infantil da escola de meu filho, a pedido de outras mães e da própria escola. Sucesso garantido, mães sossegadas e satisfeitas, pois sabiam que seus filhos estavam se alimentando de comida fresca, feita na hora, livre de ultraprocessados”. Lara aprendeu a cozinhar com a mãe e a avó, e se especializou em comida natural na Natural Gourmet Institute, em Nova Iorque. Ao lado de Eduardo Chimenti, transformou o sítio da família em um local de produtos orgânicos. “Produzem todos os alimentos da cesta da escola e, por serem produtores diretos, sem atravessadores, conseguem garantir qualidade superior e um preço mais justo para todos”, define a direção. “A escola acredita que a alimentação pode mudar o modo que vemos o mundo e o que vai acontecer com ele, cultivando hábitos alimentares saudáveis verdadeiros”, avaliam os diretores.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise