EDUCAÇÃO

Doria vai aumentar em 15 minutos o tempo diário de aulas e enxugar o de matérias tradicionais

Com o rearranjo da carga horária, serão disponibilizadas cinco aulas adicionais por semana

Publicado às 9h

Folha de SP

A gestão João Doria (PSDB) vai aumentar em 15 minutos o tempo diário de aulas na rede estadual e enxugar em 10% a duração das disciplinas tradicionais, como matemática e português. O objetivo é ampliar o número diário de aulas de seis para sete, abrindo espaço para componentes extracurriculares.

Com o rearranjo da carga horária, serão disponibilizadas cinco aulas adicionais por semana: uma sobre tecnologia, duas eletivas e duas de projeto de vida, nas quais os estudantes farão atividades para definir seus objetivos para o futuro.

Para possibilitar a inclusão dessas novas áreas, a duração de cada aula cai de 50 minutos para 45.

Com os 15 minutos adicionais por dia, o horário de saída do período matutino passa a ser às 12h35, em vez de 12h20, e o do vespertino passa a ser 18h35, e não 18h20.

Com as mudanças, o aluno passará a ter 50 horas a mais de aulas por ano.

Entre as disciplinas eletivas estarão conteúdos como empreendedorismo, educação financeira e comunicação não violenta. Elas deverão ser ministradas pelos próprios professores da rede.

O objetivo das mudanças, segundo a gestão Doria, é desenvolver novas competências e as chamadas habilidades socioemocionais, como resiliência e abertura ao novo.

Presidente do Instituto Ayrton Senna, que apoia a iniciativa, Viviane Senna diz que elas impulsionam a aprendizagem dos conteúdos tradicionais. “O socioemocional é uma alavanca para o cognitivo. O aluno precisa estar motivado para aprender.”

O tempo menor em disciplinas como matemática e português será compensado com essas competências e com ferramentas de gestão do tempo de aula, afirmou o secretário da Educação, Rossieli Soares.

A ideia, afirmou, é trabalhar com novas práticas para reduzir o tempo perdido com chamada e organização dos alunos. Segundo ele, menos da metade do tempo de uma aula de 50 minutos é voltado para a aula em si.

As mudanças começam a valer em 2020 para os alunos do 6º ano em diante.

Em seu plano de governo, Doria havia prometido aumentar o número de escolas em tempo integral, que consiste em uma carga horária de ao menos sete horas.

Segundo o secretário, a promessa está mantida, mas a iniciativa anunciada nesta segunda-feira (6) busca estender de forma mais rápida a todos os alunos da rede os conteúdos do tempo integral, como as eletivas e o projeto de vida.

De acordo com Soares, ainda se levará de 10 a 15 anos para universalizar o tempo integral na rede estadual.

Ele disse que ainda não foi definida uma meta numérica de escolas tempo integral em 2019.

No anúncio das novas medidas, Doria prometeu recolocar o estado na liderança do Ideb (índice de qualidade da educação) em 2021.

Hoje, a rede estadual paulista é a 4ª do ranking para o ensino médio.

Para Kátia Smole, do Movimento pela Base Nacional Comum, o anúncio do governo paulista é interessante principalmente por se aplicar a todos os alunos e por atuar nos anos finais. “Todo mundo se preocupa muito com alfabetização e ensino médio, mas, se não mudarmos questões anacrônicas dos anos finais, não vamos avançar.”

Em sua avaliação, a tendência é que o aproveitamento do tempo de aula seja melhor, desde que a formação de professores para o conteúdo adicional funcione bem.

ENSINO MÉDIO NOTURNO

As mudanças, por ora, não valem para o ensino médio noturno, no qual a aula já é de 45 minutos, mas o tempo de aula total é de 4 horas, e não de 5 horas, como nos demais períodos, que passarão a agora a ter 5h15.

Segundo o secretário da Educação, está sendo desenhada uma nova proposta para o ensino noturno.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market