EDUCAÇÃO

Educação SP oferece a professores formação para estimular criatividade, cooperação e empatia

Programa vai preparar educadores para levar às escolas da rede estadual práticas que incentivam habilidades socioemocionais

Publicado às 9h

Secretária da Educação

Educadores que atuam hoje na rede estadual paulista vão receber a partir deste mês de outubro formação nas chamadas “habilidades socioemocionais”. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (18) na cerimônia em homenagem ao Dia dos Professores, no Palácio dos Bandeirantes. A proposta é prepara-los para levar às salas de aula práticas pedagógicas que incentivem, entre outros pontos, a empatia, a cooperação e a criatividade, competências fundamentais no desenvolvimento de crianças e jovens no século 21.

O programa elaborado por um grupo de trabalho da Secretaria, composto pela equipe da EFAP (Escola de Formação Aperfeiçoamento dos Professores) e especialistas convidados, tem na matriz competências como: pensamento científico, crítico e criativo; autoconhecimento; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania. A formação começa a partir da próxima semana em 15 diretorias de ensino na capital e região metropolitana e será estendida para toda a rede estadual em 2019.

“É preciso repensar o modelo de escola para atender às exigências da sociedade contemporânea. Já ficou claro que o desenvolvimento intelectual não se resume apenas à aquisição de conhecimentos, mas também a um conjunto de habilidades fundamentais no dia a dia. A proposta é oferecer essas práticas a todos os nossos educadores”, explica o secretário da Educação, João Cury.

Por não se tratar de uma disciplina escolar, a ideia é traçar uma política de formação integral com a elaboração de percursos e estratégias de aprendizagem em sala de aula, articulando ao mesmo tempo as competências intelectuais e socioemocionais. O programa também será oferecido aos profissionais do Quadro de Apoio Escolar e do Quadro da Secretaria da Educação.

Homenagem aos professores

Em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado na última segunda-feira (15), a Secretaria homenageou 29 educadores de diferentes regiões paulistas que se destacaram em práticas dentro e fora de sala da aula, entre eles Eveline Andrade Dias (do município de Elias Fausto) e Rosalina Maria Pereira Gonçalves (de Bauru) vencedores da etapa Sudeste do Prêmio Professores do Brasil 2018.