EDUCAÇÃO

Roubo de fios deixa creche de Pirituba sem energia

Publicado às 11h

Por Gabriel Cabral

Bandidos roubaram cabos e o relógio de energia do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Mutinga, em Pirituba. O crime causou a suspensão das aulas desta segunda-feira, 26, para cerca de 140 crianças de até 4 anos.

O dia de aula se tornou impossível porque a falta dos equipamentos furtados deixou o CEI sem luz e energia elétrica. As geladeiras pararam de funcionar e parte da comida teve que ser jogada fora. Moradores da região relataram que ladrões e vândalos pulam os muros da escola durante a noite. “Não é a primeira vez que roubam a creche. Já é a terceira vez. Da outra vez roubaram até os mantimentos”, disse Rosangela Santana, moradora da região. “As lembrancinhas que as crianças tinham feito para o Dia das Mães roubaram também”, completou.

Foto: Reprodução/TV Globo

Em 2019, mais de 19 unidades escolares passaram pela mesmo situação que o CEI de Pirituba. Na capital paulista, há registro de sete crimes do tipo. Em toda a Grande São Paulo, mais doze, sendo quatro em Santo André, uma em Osasco, uma em Cajamar, uma em Poá, uma em Mauá, duas em Guarulhos, e duas em Mogi das Cruzes.

A Secretaria Municipal de Educação, responsável pela educação na capital paulista, informou que os reparos foram feitos e as aulas retornariam normalmente nesta terça-feira, 27. Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública afirmou que os crimes ocorridos no Jardim Mutinga e Jardim Monjolo estão sob investigação. Segundo ela, desde o começo do ano, 67 criminosos envolvidos com furtos e roubos de fios foram presos. A secretaria prometeu, ainda, reforçar a ronda escolar.

Palhaços divertem crianças no CEI Jd. Mutinga. Foto: Reprodução/@estudo_leitura