ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Após risco de fechar, cinema faz acordo com cerveja e será agora Petra Belas Artes

Quatro unidades foram repaginadas e passam a ter espaço de trabalho, reuniões e empreendedorismo Sem suporte desde interrupção de apoio da Caixa, espaço promoverá eventos teatrais e musicais

Publicado às 9h20

Folha de SP

Dois meses após perder o suporte financeiro da Caixa Econômica Federal e mergulhar em incertezas, o Belas Artes anunciou, nesta quinta (2), que já tem novo patrocinador.

Depois de passar por bancos, como HSBC e Caixa, o complexo, localizado em São Paulo, terá o patrocínio da marca de cerveja Petra, que fica responsável por cobrir parte do orçamento anual do cinema, cujo principal gasto é com aluguel. Na rua da Consolação e a poucos metros da avenida Paulista, o endereço vale cerca de R$ 2 milhões ao ano.

Nas negociações, entraram em jogo os “naming rights” (a concessão do direito de a empresa embutir seu nome ao complexo em troca de investimento). O Cine Belas Artes, portanto, passa a se chamar Petra Belas Artes a partir desta quinta. A parceria não gera qualquer tipo de mudança na programação das salas.

“É muito bom estar aqui hoje para anunciar algo que, como profissional e como pessoa, é muito importante para mim. A gente não poderia deixar fechar as portas desse espaço que é tão democrático, é tão acessível”, disse Eliana Cassandre, diretora de comunicação da Petra.

Sem revelar números, André Sturm, proprietário do cinema, disse que o acordo com o novo patrocinador é de cinco anos, e que os valores são superiores ao que tinha anteriormente. De acordo com Sturm, ele procurava uma parceria de três anos e foi o próprio grupo Petrópolis que ofereceu um contrato mais extenso.

“Eles nos procuraram, demonstraram interesse e foi algo incrivelmente simples e fácil. E é muito significativo destacar esse patrocínio em um momento em que a cultura está sendo colocada em um dos últimos planos”, completou.

Além de a curadoria de filmes continuar com Sturm, o proprietário do cinema diz que a ideia é expandir a programação, com eventos de artes cênicas e música. A previsão é que eles comecem a ocorrer entre julho e agosto. Noites com bartenders convidados para preparar drinques feitos com a cerveja também estão nos planos.

Sturm espera que a chegada da Petra ao cinema motive empresas de outros ramos, e não apenas bancos, a patrocinarem espaços culturais da cidade. “Espero que outras empresas vejam que uma cerveja está patrocinando o Belas Artes e que isso gere outras iniciativas”, afirmou.

“É uma marca que nunca patrocinou um espaço cultural e que agora vai patrocinar um de ponta. É uma aposta em um patrimônio da cidade, com recursos da empresa. Eu acho admirável.”

A Petra faz parte do grupo Cervejaria Petrópolis, cujo rótulo mais popular é a Itaipava —completam o portfólio da empresa as marcas Crystal, Lokal, Black Princess e Weltenburger, além da Petra. Em 2017, a Petrópolis adquiriu a Brassaria Ampolis, que detém as cervejas Cacildis, Biritis, Forévis e Ditriguis. Destes, apenas os rótulos Petra e Cacildis serão comercializados dentro do cinema.

Não é de hoje que o grupo patrocina eventos no país, mas a maioria dos investimentos havia sido na área esportiva. A Arena Fonte Nova, por exemplo, vendeu os “naming rights” para a marca Itaipava. O acordo com o estádio gira em torno de R$ 3 milhões por ano.

Histórico

Desde 2014, quando foi reaberto após grande mobilização de políticos e sociedade civil, o Cine Belas Artes integrava a rede de patrocínios culturais da Caixa —e ostentava a marca do banco em seu nome. Em fevereiro, no entanto, recebeu a notícia do fim da parceria.

O corte foi seguido de outras revisões de patrocínios promovidas pelo governo Bolsonaro em empresas como Banco do Brasil, BNDES, Petrobras e Correios. Junto com a Caixa, elas destinaram ao menos R$ 128 milhões à cultura em 2018

Com seis salas de projeção, o Belas Artes foi eleito em pesquisa Datafolha o melhor cinema de rua e o detentor da melhor programação alternativa de São Paulo. Inaugurado em 1967, o endereço ficou fechado entre 2011 e 2014, quando firmou parceria com a Caixa para reabrir.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus