A intervenção poético-literária SarauZim é a atração desta sexta-feira (30), às 17 horas, na página do Facebook da Secretaria Municipal de Educação. A atividade – um sarau infantil voltado para público a partir dos três anos de idade, educadores e seus familiares – será transmitida ao vivo. Para assistir, basta acessar este link.

O objetivo do SarauZim é promover a participação e a brincadeira com poemas, músicas, cantigas e apresentações, valorizando o improviso, a interação, a troca artística e afetiva entre os presentes. O evento será apresentado pelo educador Rodrigo Ciríaco e o coletivo Mesquiteiros.

Crianças e adolescentes interessados em se apresentar ao vivo do SarauZim devem enviar mensagem direta privada na página do Facebook, solicitando acesso.

O evento é organizado pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria dos CEUs (COCEU) e encerra a programação do Mês de Celebração à Literatura Infantil.

Sobre os saraus na cidade

Há 15 anos o educador Rodrigo Ciríaco e o coletivo Mesquiteiros integram o movimento de saraus das periferias de São Paulo. Eles desenvolvem pesquisas e projetos relacionados ao tema, como a Pedagogia dos Saraus, Concurso Literário Pode Pá Que É Nóis Que Tá, Edições um Por Todos e Espaço Cultural Casa Poética, entre outros.

O grupo coleciona premiações e seleções em editais públicos como os programas de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), de Ação Cultural (PROAC) Saraus e Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo, além de participações especiais na rede do Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Itaú Cultural, Virada Cultural, Sistema Municipal de Bibliotecas e Bienal do Livro.

Educador e historiador

Rodrigo Ciríaco também é historiador e autor de quatro livros, entre eles “Te Pego Lá Fora” e “Vendo Poesia”. É idealizador da “Pedagogia dos Saraus”, método de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas estaduais e municipais de São Paulo. Ele ainda é fundador do espaço cultural “Casa Poética” e criador do “Sarau dos Mesquiteiros”.

Foi autor convidado dos eventos FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty (2020), Arte da Palavra – SESC (2018), Primavera Literária Brasileira (2018), Salão do Livro de Paris (2015 e 2013), FELIV – Festival do Livro e Literatura Infanto-Juvenil da Argélia (2014).