ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Parceria do IFPirituba e Biblioteca Brito Broca no Clube de Leitura em fevereiro

Publicada em 08/02/2021 às 10h04

Por Cristina Braga

No mês de fevereiro, no Clube de leitura Brito Broca, a conversa on-line vai girar em torno do livro, “O vendedor de passados”,de José Agualusa. O encontro será no próximo dia 25,às 16h. A Mediação será da Laura e Douglas do Curso de Letras Instituto Federal de Pirituba. Não precisa ter lido o livro. O Clube de Leitura Brito Broca é um espaço de acolhimento para compartilhar histórias de resistência, memória e amor. Para a participar e receber o link, preencha o formulário a seguir
https://forms.gle/N2Ucsk7Xrd4ye151A

Sobre a Obra:
O ‘Vendedor de Passados’ é um romance do escritor angolano José Eduardo Agualusa, publicado pela primeira vez em 2004 pela editora Dom Quixote. O livro, dividido em 32 capítulos, constitui uma crítica à situação política e social de Angola num contexto pós-colonial, tendo como protagonista Félix Ventura, um homem que vende passados ilustres, ainda que falsos, a quem os deseja. ação decorre em Luanda durante a Guerra Civil Angolana, um conflito militar que se prolongou desde 1975 até 2002.

Este confronto surgiu após Angola conseguir a sua independência em novembro de 1975, deixando de ser uma colónia de Portugal. Antes disso, na década de 1960, um movimento anticolonial tinha-se manifestado no território angolano, sendo composto por três grandes grupos: MPLA, FNLA e UNITA. Partilhavam o mesmo objetivo, a independência de Angola. Contudo, quando tal sucedeu, dois desses movimentos de libertação (MPLA e UNITA) entraram numa luta pelo poder entre si, surgindo, assim, a Guerra Civil.