ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Pirituba completa 135 anos e ganha livro sobre a história do bairro em fevereiro

Publicado em 27/01, às 9h20

Por Priscila Perez

Prestes a completar 135 anos, Pirituba – um dos bairros mais tradicionais da capital – terá a sua história eternizada em um livro, assinado pela historiadora Daisy de Camargo. No dia 1 de fevereiro, a Biblioteca Brito Broca será palco do lançamento desta obra, que reúne fatos e detalhes acerca da região, dos primórdios até a atualidade, além de imagens históricas, de arquivo. Tudo amplamente ilustrado. O volume integra a coleção História dos Bairros de São Paulo, fruto de um concurso realizado pela Secretaria de Cultura.

Foto: Divulgação.

Durante o lançamento, o público será presenteado com um exemplar do livro, que também ficará disponível nas bibliotecas municipais e escolas.

O início de tudo

No livro, são resgatadas memórias da origem do bairro, quando Pirituba ainda era a “Fazenda Anastácio”, passando pela inauguração da estação ferroviária em 1º de fevereiro 1885 (data de aniversário de Pirituba) e o posterior loteamento.

Pirituba vista aérea em 1969. Foto: Arquivo.
Construção do viaduto Pirituba em 1963. Foto: Arquivo.
Conheça a autora

Daisy de Camargo é historiadora, doutora em História pela Unesp e pós-doutora pela Unifesp. Trabalhou como historiadora no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Condephaat.

História de Pirituba
  • Quando: 1 de fevereiro, sábado, às 10h da manhã;
  • Quanto: evento gratuito;
  • Onde: Biblioteca Municipal Brito Broca, Av. Mutinga nº 1.425, Pirituba.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

6Comentários

Clique aqui para postar um comentário