ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Voltas do Voltar e o Sertão: Casa das Rosas oferece programação dedicada ao forró

Publicado em 03/05/2021 às 08h30

Por Redação/Portal do Governo 

A Casa das Rosas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, promove, durante maio, debates que evidenciam a arte do letrista de forró na programação Voltas do voltar e o sertão: Forró feito poesia em canção. As atividades são gratuitas e acontecerão a distância, pela plataforma Zoom.

Há hoje um importante movimento pelo reconhecimento das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que abrange a multiplicidade de seus elementos, como os ritmos que o integram, os instrumentos, as indumentárias, a dança e as festividades a que está associado.

Para esse programa especial, foram convidados artistas, estudiosos, professores e pesquisadores de universidades de diversos estados, com o intuito de oferecer ao público, pelas redes sociais do museu, o acesso ao debate sobre aspectos socioculturais e artísticos do forró e uma oportunidade de apreciar obras-primas do cancioneiro brasileiro.

A palestra de abertura, Patrimônio Imaterial e Forró, abordará noções gerais sobre a política de promoção e valorização do patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a memória e estruturação do processo de Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Imaterial, e a definição de forró, suas principais matrizes constitutivas, além de destacar a importância das letras e letristas para esse bem cultural.  A palestra acontecerá no dia 6 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia do evento, neste link.

Para os demais eventos basta acessar o link Casa das Rosas.

Imagem: Reprodução Casa das Rosas

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário