ENTRETENIMENTO

Associação realiza exposição de fotos de empreendedores da zona noroeste no MIS

Publicado às 8h

Por Cristina Braga

A Associação Aventura de Construir, na Lapa de Baixo, que tem como objetivo ajudar os microempreendedores da zona oeste, realiza exposição fotográfica intitulada “Identificam-se Protagonistas” em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (CPTM).

O objetivo da mostra é dar destaque para pessoas que buscaram o empreendedorismo como forma de trabalho para ressignificar as suas vidas. Com o desemprego, “amplia-se o trabalho informal, assim como certa formalização de pequenos empreendimentos localizados nas periferias da cidade. Mais do que a representação de uma pessoa em seu ofício de subsistência, a exposição ‘Identificam-se protagonistas’ busca pelo retrato múltiplo de uma São Paulo ainda distante dos trilhos do Metrô”.

Retratos do empreendedorismo

Na zona noroeste de São Paulo, há histórias como a de Wagner Felix, que usou de sua criatividade e hoje trabalha na confecção de roupas junto com sua mãe Neusa, no Jardim Cannãa, perto do Morro Doce. Desde 2018, eles expõem e vendem seus produtos na Paulista Aberta, que acontece todos os domingos em São Paulo.

Também é retratada nesta exposição a história de Anderson Roberto da Silva. Junto com sua esposa Janaína, abriu o próprio negócio de móveis planejados no início de 2017, em Cajamar. Na época, trabalhava numa marcenaria industrial, mas não atuava diretamente com a produção de móveis, área de seu real interesse. Com o tempo, o casal uniu seus conhecimentos para abrir um empreendimento produzindo pequenas peças de decoração. Passaram por inúmeras dificuldades, como a falta de ferramentas necessárias, mas superaram bravamente os desafios e, em 2019, realizaram a decoração de um apartamento nos Jardins, bairro nobre de São Paulo.

Além deles, Jéssica Marinho, Maria Alcione, Francisca Maria Macedo e Janaína Aparecida, moradoras do Jardim Canaã e Jaraguá, enfrentaram a situação do desemprego e se reinventaram: trabalham com decoração de festas em Santana do Parnaíba. Atualmente, Maria Alcione e Francisca atuam com comércio de roupas no Jardim Canaã e no Jaraguá, respectivamente.  Já Janaína é contadora do próprio negócio de móveis planejados em Cajamar. Essas histórias são exemplos da luta diária de protagonismo de muitas mulheres que encontramos no decorrer dos anos.

Lançamento

O lançamento da exposição será no Museu da Imagem e do Som no próximo dia 4, segunda-feira, e poderá ser vista das 19h às 22h. A exposição será itinerante, com duração de três meses e disponível também na estação Republica do Metrô a partir do dia 10. Interativa, a mostra poderá ser acessada através de um QR code, pela página do site da associação. Com isso, o público poderá criar a sua própria legenda para uma ou mais fotos da exposição . O MIS fica na Avenida Europa, 156. Entrada Franca.

Identificam-se Protagonistas
  • Quando: a partir do dia 4 de novembro, das 19h às 22h.
  • Quando: entrada gratuita.
  • Onde: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 156 – Jardim Europa.