ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Cor e atitude na Lapa de Baixo dentro da Virada Sustentável

A segunda edição do evento de grafite feminino Cem Minas na Rua, realizado pela Subprefeitura da Lapa, em parceria com a Virada Sustentável, maior evento de sustentabilidade no Brasil deve ocorrer no próximo dia 24, sábado, das 8h às 18h. O evento aberto ao público vai colorir 400 metros de muros da Rua das Minas, na Lapa. E não serão somente cem mulheres em ação: 403 se inscreveram para participar da atividade. A AkzoNobel, por meio das Tintas Coral, está apoiando a iniciativa.

A iniciativa faz parte do Movimento Tudo de Cor, da Coral, que leva cor, energia, autoestima e cidadania a diversos espaços públicos, comunidades e monumentos espalhados pelo país. “O Movimento está completando dez anos em 2019. Ficamos felizes em comemorar essa data – na qual executamos mais de 1,8 mil projetos; 10,1 mil imóveis renovados e 4,6 mil pintores capacitados em nossas ações – em um evento como esse, dentro da Virada Sustentável, que foca na representatividade das mulheres na sociedade e nas diversas manifestações artísticas e criativas realizadas pelo público feminino”, afirma Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel. O projeto Tudo de Cor está dentro da estratégia de sustentabilidade da AkzoNobel e, por meio das cores, visa tornar as cidades mais sustentáveis, transformando os espaços e democratizando o acesso à arte. 

A primeira edição do evento Cem Minas na Rua, também com o apoio da AkzoNobel, foi realizada em agosto de 2018 e contou com a participação de 126 artistas de todo o país. Elas levaram cor, vida e muitas mensagens de empoderamento feminino aos muros da rua Antônio Brito Marques, na Lapa de Baixo. Vale explicar que essa via ganhou um nome simbólico, que está estampado bem na esquina com a William Speers: Rua das Cem Minas.

O Cem Minas na Rua é uma idealização das artistas Mariana Jorge (a Majo) e Mado Lopez, em parceria com a Virada Sustentável. “O projeto nasceu com o propósito de termos um espaço significativo para pintar entre mulheres. Saí do evento de 2018 com o sentimento de que estive em uma festa maravilhosa com 126 irmãs. Com nossa arte, deixamos para a Lapa de Baixo um presente inestimável”, afirma Majo. “Foi uma sensação de missão cumprida e, ao mesmo tempo, de ter iniciado um movimento feminino forte, no qual me sinto pertencente a algo”, complementa Mado. Nessa edição, assim como na anterior, as cem primeiras inscritas receberão um kit de pintura, incluindo tintas de cores variadas. As demais inscritas poderão participar pintando com material próprio.

Além da grafitagem, a Rua das Minas também abrigará, no dia 24, uma programação paralela que inclui rodas de conversa, atrações artísticas, feira de gastronomia, artesanato e empreendedorismo, tudo feito exclusivamente por mulheres. A programação completa da Virada Sustentável, que será realizada de 22 a 25 de agosto, está no site www.viradasustentavel.org.br.

Cem Minas na Rua 2019

Dia: 24 de agosto

Horário: Grafitagem – das 8h às 18h. Programação artística, rodas de conversa e demais atividades – das 9h às 23h.

Onde: Rua Antônio Brito Marques (Rua das Cem Minas) – Lapa de Baixo – São Paulo – SP.

Realização: Subprefeitura da Lapa.

Apoio: Virada Sustentável e AkzoNobel.

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise