ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Shows, palestras e oficinas homenageiam o Dia da Mulher Negra

Ações ocorrem nesta terça, 31, na Secretaria de Cultura

 

Publicado às 11h10

No dia 31 de Julho, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realiza o evento “Dia nacional da Mulher Negra”, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A partir das 15h, na sede da Secretaria da Cultura, o público terá uma programação variada com apresentações musicais, oficinas e palestras.

O coletivo de Oyá, formado por mulheres negras da periferia da capital, fará a abertura do evento. Em seguida, falam a secretária-adjunta da Cultura Patricia Penna, e a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania Eloisa Arruda.

Entre os temas das palestras está o empreendedorismo das mulheres negras. Por sua vez, serão oferecidas oficinas de cabelos afro, turbantes, bijuterias e trabalho social, entre outras. Também serão premiadas mulheres negras que se destacaram pela luta e militância. Três apresentações estão confirmadas: a rapper e DJ Luana Hansem; a sambista Nega Duda, que cantará samba de roda; e um grupo de mulheres capoeiristas.

Entre as presenças confirmadas no dia 31 estão: Marcelo Evangelista, presidente da Fundação Cafú; Valeska Reis, rainha da bateria da Império de Casa Verde, que há dez anos também atua como assistente de palco e repórter no programa “Hora do Faro”, da TV Record; e o rapper Dexter.

Em 2014, foi sancionada a Lei nº 12.987, que instituiu o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Líder quilombola, Tereza de Benguela viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, tornou-se a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, quando o quilombo foi destruído em 1770.

A celebração da data pelas duas secretarias tem o objetivo de fortalecer organizações de mulheres negras e construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais formas de opressão. A ocasião sugere a ampliação de parcerias para dar visibilidade à luta e às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Guten morgen
  • Kellie
  • Kellie
  • Kellie
  • "Kiez me tender" :copyright: piwiyan
  • Mauvais œil/bonne étoile
  • bonne étoile/mauvais œil
  • Nat cleans the squids
  • Ramadan lamp