ESPAÇO DO LEITOR

Opinião : O Poder da Comunidade na Adversidade

Publicado em 17/6/2020 às 11h22

por Leonardo Ramos *

A união e a colaboração que sempre fazem a diferença

A pandemia da Covid-19 trouxe muitas dúvidas, medos e frustrações a todos nós. Um misto de angústia e perplexidade. De um dia para o outro, estávamos “presos” em nossas casas, impedidos de abrir nosso comércio, sem poder frequentar nenhum dos lugares que tanto gostamos de ir ou visitar nossos parentes queridos. Estávamos sem saber se poderíamos manter nossas empresas vivas, se teríamos nossos empregos garantidos ou, ainda pior, se teríamos o que comer no outro dia. Enfim, dias de muita adversidade e de muita luta – e que ainda estamos vivendo.

Porém, algo de muito bom ficou evidenciado nesse período: o quanto podemos nos unir para nos ajudar e nos proteger. A comunidade, junto com diversas entidades e associações, está dando um show de iniciativas para apoio nesse momento tão desafiador. Vimos campanhas de todo tipo para arrecadação de alimentos, para distribuição de máscaras, fabricação de álcool em gel para doação, incentivo à compra no comércio local e desenvolvimento de plataformas colaborativas para ajudar os pequenos empreendedores.

Nós, voluntários da ACSP, por exemplo, desenvolvemos o AC Vitrine, o AC Crédito (que vai nascer no próximo mês), apoiamos a iniciativa #apoieopequeno junto com outras entidades de todo o Brasil e buscamos levar informações e orientações relevantes para a comunidade de empreendedores de São Paulo. Além dessas ações, lutamos junto ao poder público municipal, estadual e federal para que as dores e demandas dos empreendedores e de toda a população fossem ouvidas.

Enquanto o poder público estava desorganizado e distante, a população, as comunidades e as entidades trabalharam MUITO para poderem seguir em frente. Enquanto a Prefeitura – mesmo com caixa disponível – não prorrogou o pagamento do IPTU, a comunidade estava na luta e sendo protagonista, buscando maneiras de superar os obstáculos. Mostramos o quanto podemos fazer diferença quando estamos unidos. Mostramos o quanto a nossa participação em torno de causas e propósitos para o bem é essencial para mudar a realidade que nos é imposta. Nossa missão, a partir de agora, é permanecermos unidos e altivos para vencer a luta contra a Covid-19, superando
outros grandes desafios para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país. Contem conosco e VAMOS JUNTOS!

*Leonardo Ramos- Superintendente da Distrital Noroeste  ( Associação Comercial de São Paulo)

Instagram: @leoramos

Twitter:leoramos

Facebook: Leonardo Ramos

ACSP- Distrital Noroeste

Rua Luis Braille,08

Pirituba Telefone: (11) 3180-3729