GASTRONOMIA

Aprenda a fazer molho branco em poucos passos e com ingredientes simples

Publicado às 14h20

Por Gabriel Cabral

O molho branco pode ser utilizado em todas as massas possíveis. Ele fica delicioso e combina com diversas outras carnes e, até, legumes. Além de cobrir espaguetes e pennes, por exemplo, o molho branco pode ser utilizado para fazer um incrível gratinado de legumes. Apesar das suas diversas possibilidades, a receita do molho abaixo foi feita propriamente para acompanhar massas. Veja e experimente a receita com a sua massa favorita.

INGREDIENTES

2 xícaras de leite frio
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou maisena)
1 tablete de caldo de legumes ou temperos à sua escolha (utilizamos nesta receita sal, pimenta do reino, açafrão/cúrcuma e tempero baiano, tudo à gosto)

MODO DE PREPARO

Dissolva a farinha de trigo em 1 xícara de leite e reserve. Em uma panela, doure o alho e a cebola na margarina, em fogo médio. Adicione o leite com a farinha, mexa um pouco e acrescente o restante do leite. Após fervura, adicione o caldo de legumes e sal. Este tipo de tempero industrializado, como o caldo de legumes, não é recomendado, pois tem sódio e outros condimentos que não fazem bem à saúde, portanto, priorize temperos naturais. Nesta receita, em vez do caldo de legumes, utilizamos sal, pimenta do reino, açafrão/cúrcuma e tempero baiano, tudo à gosto. Mexa, constantemente, até ficar cremoso.

Se quiser, você ainda pode adicionar creme de leite e/ou queijo. Mexa até o creme de leite se misturar ao molho e acerte o tempero. Se for utilizar queijo, misture, espere derreter e continue mexendo até que ele fique no ponto ideal.