GASTRONOMIA

Ceia nota 10: confira algumas dicas para harmonizar pratos natalinos e vinhos

Publicado em 11/12, às 10h

Por Priscila Perez

Os preparativos para a Ceia de Natal estão a todo vapor, não é mesmo? Então, o jeito é antecipar a carta de vinhos, de olho no cardápio, para combinar os rótulos com os pratos. A harmonização é uma arte que tem seus segredos, mas nem por isso é inacessível. Veja algumas dicas para harmonizar a Ceia e conquistar o paladar dos convidados.

Foto: Getty Image/Reprodução.
Saladas

As entradinhas e as saladas caprichadas vão bem com espumantes e brancos estruturados.

Nozes e castanhas

Opte por petiscos in natura para evitar o excesso de sal. Para esta harmonização, aposte em vinhos com média acidez e tanino acentuado.

Carne de porco

Para pratos como lombo e pernil, a dica é utilizar vinhos com notas frutadas e acidez equilibrada, como tintos e rosé.

Aves natalinas

Chester é um prato mais leve que combina com vinhos brancos encorpados. Vai bem com rótulos intensos e aromas cítricos. Vale também experimentar espumantes com acidez média. No caso do tinto, experimente os mais leves, como o Pinot Noir

Cordeiro

Esta proteína harmoniza muito bem com vinho tinto. Opte por rótulos mais equilibrados.

Bacalhau

O peixe, por si só, já tem um sabor bastante acentuado. Por isso, escolha vinhos frescos e marcantes, de taninos maduros.

Panetone e sobremesas

Tradicionalíssimo, o prato combina com espumantes e vinhos mais doces ou licorosos, com pêssegos e damascos, por exemplo.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário