GASTRONOMIA

Dos pães ao café, padaria artesanal em Perdizes une sabor, saúde e dedicação

Publicado às 8h

Por Gabriel Cabral

A busca por produtos naturais e artesanais cresce a cada dia. A industrialização dos alimentos e a utilização de produtos químicos em tudo o que chega à nossa boca passou de “algo prático na rotina” para “venenos do dia a dia”. As padarias artesanais chegam neste momento para apresentar uma nova experiência não só em sabor, como também saúde.

A Pace e Bene Padaria Artesanal, em Perdizes, traz um mix de produtos artesanais, incluindo pães, lanches, salgados, doces e até bebidas, como o café. Marcos Martins é um dos sócios da casa com a esposa, Katia Murakoshi, e conta sobre o início do projeto gastronômico. Segundo ele, a padaria nasceu da união de dois amigos apaixonados por gastronomia. Um deles é o chef de cozinha, enquanto o outro é ele mesmo, um amante de bebidas quentes, como cafés e chás. “Eu queria abrir algo voltado ao café e meu amigo à alimentação. Unimos forças e abrimos a padaria, que junta esses dois mercados, de gastronomia e cafés”, disse.

Foto: Divulgação

Em entrevista, ele também conta que, antes mesmo de nascer, a dupla pesquisou a fundo para garantir um investimento eficiente. “Fizemos pesquisas de mercado, do Brasil e de fora, com tendências de produtos. Havia um mercado emergente que buscava produtos naturais. Essa tendência nos fascinou e unimos o útil ao agradável”, contou. “As padarias artesanais buscam fazer produtos de forma mais natural. Elaboramos um cardápio com produtos que conseguiram atender a essa demanda, seja com os pães ou salgados. É uma padaria nova, com dez meses, e estamos ainda em processo de elaboração. A aceitação do público para nossas receitas está sendo muito boa”, garantiu.

O empresário também fala sobre a qualidade de seus pães e os benefícios que eles trazem. “O ponto principal é a saúde. Os produtos artesanais, feitos com ingredientes naturais, trazem benefícios à saúde. O nosso pão artesanal é feito com sal, água e farinha, em um processo de fermentação natural. O pão fabricado com fermentação natural tem vários benefícios para a saúde. Há estudos que provam isso. Clientes já contaram que tiveram melhora na saúde, com problemas digestivos, por exemplo, após consumir pães artesanais. Pessoas que têm intolerância a glúten também relataram melhoras. O pão tem uma acidez mais equilibrada, é mais leve.”

Foto: Divulgação

Sucessos

O carro-chefe do espaço, de acordo com Marcos, é o Pão da Casa, que é utilizado em sanduíches, acompanha saladinhas e também é servido em brunchs, um tipo de refeição de origem britânica que combina o café da manhã com o almoço. No cardápio da Pace e Bene há entre 8 e 10 diferentes tipos de pães que são servidos diariamente.

Já entre os lanches, o mais pedido é o tradicional misto. Entre as bebidas, é claro que o café ganha o paladar dos paulistanos. “Trabalhamos com cafés especiais, produzidos no interior de São Paulo. Compramos direto do produtor. É maravilhoso! É um produtor pequeno de café, que tem uma seletiva natural, microlote”, contou.

Foto: Divulgação

Exigentes e até vegetarianos

Nos tempos atuais, um outro público que se torna cada vez mais exigente é o infantil. Hoje, além de decidirem o que querem comer, os pequenos já tomam decisões próprias voltadas ao seu estilo de vida em volta da mesa. “Ganhamos a criançada com a nossa confeitaria. Os adultos também adoram, mas as crianças são conquistadas pelos doces. Muitas crianças também têm gostado dos brunchs, dos ovos mexidos. As crianças de hoje não são bobas. Elas sabem o que é bom, elas curtem os produtos. Há clientes que vêm com frequência e trazem crianças de 4 anos que chegam com exigências. Também conheço pais que não são veganos e vêm aqui porque os filhos são”, explica.

Aos vegetarianos e veganos, a padaria também guarda boas surpresas. “Sempre deixamos opções vegetarianas ou veganas para nossos clientes. Como é uma casa italiana, sempre há um risoto ou uma massa sem carne. Estamos produzindo coxinhas e doces veganos, como o cannoli. É uma tendência forte! O próprio Pão da Casa é vegano”, afirmou o empresário.

Foto: Divulgação

Entre os doces, faz sucesso o cannoli, que é uma das sobremesas italianas mais famosas do mundo. Ela nasceu na Sicília e, em sua receita, traz uma massa doce frita, em formato de tubo, recheada com creme. Na Pace e Bene, ele ganha cada vez mais fama. “Há clientes de outras regiões que vem atrás dos nossos cannolis. Ele está em evidência.” Marcos também rasga elogios a Juliana Fernandes, responsável pela produções dos mais diversos doces da casa. “Ela faz tudo com o coração e isso é um diferencial.”

Foto: Divulgação

Katia também elogia e ressalta os outros doces da padaria. “Você sente o toque especial, uma delicadeza. O bolo de cenoura é simples, mas você sentirá que ele é diferente dos comuns. O brownie de chocolate é bem molhadinho, forte e vende muito. O cookie daqui é ótimo, porque ele é úmido, não é seco. A Juliana se baseou nos confeiteiros parisienses”, disse. Entre os doces também se destacam pela sua receita incomum, porém, deliciosa, a carolina de caramelo com flor de sal.

Foto: Divulgação

A Pace e Bene Padaria Artesanal é uma experiência incrível e necessária aos paulistanos apaixonados por lanches, pães, doces e cafés. Ela fica na Rua Plínio de Morais, 436, em Perdizes, e funciona de terças a sábados, das 9h às 20h30, e domingos, das 9h às 16h. O espaço também é pet friendly. Para mais informações, (11)2367-5777.

Foto: Divulgação

Aos sábados, a padaria tem investido em hambúrgueres (artesanais, é claro), mas esta novidade vem em um novo post, no futuro. Aguarde!

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação