REGIONAL

94% dos moradores da zona norte consideram parques e praças pouco seguros para crianças

Publicado em 17/10, às 12h30

Por Priscila Perez

Casos recentes de violência como o da menina de nove anos que foi morta no Parque Anhanguera e do rapaz que foi encontrado morto próximo ao Parque Rodrigo de Gásperi, ambos na zona noroeste, suscitam medo na população.

Não à toa, a Folha Noroeste recebe invariavelmente reclamações sobre locais inseguros, que necessitam de atenção do poder público. Muitos leitores, inclusive, denunciam o abandono de parques e praças públicas – transformados em pontos de violência e drogas. O reflexo dessa violência é real entre a população, tanto que foi mensurado pela pesquisa “Viver em São Paulo: Crianças e Adolescentes”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência. Entre os moradores da zona norte, 94% acreditam que os parques e as praças públicas da capital são “pouco ou nada seguros” para crianças e adolescentes.

Crianças passeiam com bicicletas no Parque Villa Lobos. Foto: Sérgio Andrade/A2img

Mas essa sensação de insegurança não se limita à nossa região. Para 89% dos paulistanos, essas áreas são realmente inseguras para a garotada. Espaços públicos como bibliotecas, quadras poliesportivas e centros culturais também são avaliados como inseguros. O medo ainda é maior entre os paulistanos com filhos pequenos ou adolescentes: 91% consideram esses espaços “pouco ou nada seguros”.  A mesma sensação de insegurança se aplica aos Centros de Educação Unificada (CEUs) para 64% dos entrevistados. “As pessoas deixam de ir aos locais muitas vezes por problemas de conservação, iluminação, policiamento etc.”, explica o coordenador geral da rede, Jorge Abraão.

Em reposta, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente destacou que todos os parques da cidade possuem vigilância 24 horas e apoio da Guarda Civil Metropolitana, que realiza rondas no entorno dos equipamentos municipais.

Sobre a pesquisa

Foram entrevistados 800 moradores com mais de 16 anos, entre os dias 3 e 19 de agosto.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Garden #
  • Orchid & flying plane
  • Suzy
  • Orchid
  • Market
  • Orchid ##
  • Old market
  • Orchid #
  • Hibiscus