REGIONAL

Aluno do Câmpus Pirituba desenvolve sistema para monitoramento do uso de máscaras de proteção

Publicado em 13/8/2020 às 10h

Por Cristina Braga

O Instituto Federal de Educação câmpus Pirituba (IFSP) tem mostrado novidades nos últimos meses. Depois da instalação da usina fotovoltaica, o aluno Alexandre Pereira Junior, de 22 anos, tem aplicado os conhecimentos estudados em Inteligência Artificial para criar um  sistema de monitoramento do uso de máscaras de proteção individual.

O estudante do quinto semestre do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e bolsista de Iniciação Científica do IFSP,  trabalha neste projeto, há meses sendo seu trabalho de conclusão de curso(TCC). ( Veja foto abaixo do aluno)

O TCC do aluno é orientado pelo Prof. Dr. Fabio Oliveira Teixeira e a Iniciação Científica é orientada pelo Prof. Dr. Thiago Pedro Donadon Homem. “A ideia inicial era criar um sistema de reconhecimento facial de pessoas desaparecidas, mas depois por conta da pandemia,e observando que muita gente usa de forma incorreta a máscara, e como isso impacta no cotidiano, achei oportuno montar sistema para ajudar a evitar o contágio”, diz Alexandre.

 


O protótipo desenvolvido pelo aluno, que identifica a face sem máscara, armazena em banco de dados na nuvem e cria um carrossel com as últimas imagens de pessoas sem máscara. O aluno também inseriu um gráfico que apresenta o número de pessoas identificadas que não estavam utilizando máscaras em um determinado ambiente. A aplicação é leve e pode ser replicada em diversos ambientes com baixíssimo custo de implantação.

Confira o vídeo abaixo de demonstração do projeto