REGIONAL

Após chuva, criança morre na Água Branca e adulto fica gravemente ferido na Lapa

Criança caiu em córrego, foi atendida no Hospital Sorocabana, mas não resistiu e faleceu

Publicado às 10h15

Com informações da Folha de SP

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (20) deixou dois mortos e provocou alagamentos, interditou algumas das principais vias e afetou a circulação de trens de pelo menos duas linhas da CPTM.

No Limão, parte da parede de uma casa desabou na rua Maria Renata e atingiu uma uma idosa de 80 anos, segundo os Bombeiros. Ela sofreu parada cardiorrespiratória, chegou a ser socorrida no local, mas morreu. Outras duas pessoas da casa foram socorridas com ferimentos leves.

A outra morte ocorreu na rua Capitão Francisco Teixeira, na Água Branca (zona oeste), onde há um córrego. Duas crianças e um adulto foram atingidos pelo desabamento de uma casa. Segundo o capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a casa foi arrastada pela enchente, e as vítimas foram levadas também. “Os escombros pararam na boca de um córrego”, afirmou Palumbo. Uma das crianças, com cerca de 1 ano, foi levada à AMA Sorocabana, na Lapa (zona oeste), onde morreu. O adulto e a outra criança ficaram feridos.

Uma pessoa sofreu traumatismo craniano após ser atingida por uma árvore, também na Lapa (zona oeste). Internada no Hospital das Clínicas, o estado dela é grave, segundo os bombeiros.

Provocada pelo calor que atingiu a capital paulista durante a manhã e por uma frente fria vinda do litoral do estado, a forte chuva alagou pontos cruciais, como o terminal Bandeira, no Anhangabaú (centro), o entroncamento entre as avenidas 23 de Maio e Nove de Julho e a avenida Rebouças.

Em nota, a gestão Doria afirmou que lamenta as mortes. Segundo a prefeitura, as chuvas “foram consideradas muito acima da média”.

A corporação ainda informou que registrou 40 quedas de árvores e 25 atendimentos a pessoas ilhadas.

Durante a tarde, a zona oeste concentrou grande parte dos pontos críticos na cidade, em especial nos bairros de Lapa, Pompeia e Barra Funda.

De acordo com informações do CGE, os pontos de alagamento se acumularam, e eram 27 os trechos intransitáveis na capital —concentrados em sua maioria nas zonas norte e oeste da capital.

Na 7-rubi, a via férrea está alagada e os trens não circulam entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. O mesmo problema havia sido identificado antes na linha 8-diamante.

Muita chuva

A capital paulista registrou nesta terça, primeiro dia de outono, uma média de 35,3 milímetros de chuva até as 18h. O esperado para todo o mês de março é 175,5 mm.

A média mais alta no verão aconteceu em 26 de fevereiro, quando a cidade teve 42,1 milímetros de chuva.

A região que sofreu mais com o temporal foi a zona oeste, com 65,1 mm de chuva, seguida pela central, com o registro de 55,3 mm. A zona sul foi atingida com 39 mm, a zona norte, com 34,4 mm e a leste, com 21,1 mm. Os dados são do CGE.

Fim do verão, início do outono

As primeiras horas do outono de 2018 se contrapõem ao cenário geral do verão que se encerrou as 13h15 desta terça.

A estação foi a menos chuvosa em 15 anos na capital paulista: foram 50 dias com registro de chuva mensurável pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No total, foram 572,3 mm de chuvas, o equivalente a 79% da média registrada para o período de 1961 a 2017, que é de 721,4 mm.

Com isso, este foi o 13º verão menos chuvoso, e o que menos choveu desde 2003.

Nesta quarta (21), a previsão é de mais pancadas de chuva, com risco de temporais na capital paulista.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise